Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Laiane Vilanova/Secom-TO

Foto: Laiane Vilanova/Secom-TO

Com 27 filhos e 62 netos, o aposentado e produtor rural Geraldo Luís da Silva já teve que registrar muita gente, mas nenhuma delas foi em Bernardo Sayão, cidade onde mora há 30 anos. Porém essa realidade vai mudar a partir da próxima segunda-feira, 18, quando serão iniciados os atendimentos no Núcleo de Identificação que foi inaugurado nessa quinta, 14. 

A unidade de Bernardo Sayão será 115ª implantada no Tocantins e beneficiará uma população de aproximadamente 4,5 mil habitantes com o serviço de emissão da carteira de identidade (RG). A meta do Governo do Tocantins por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) é descentralizar ao máximo os serviços levando mais cidadania também para o interior do Estado, e conta com o apoio das prefeituras para atingir esse objetivo. 

O senhor Geraldo comemorou a chegada do núcleo e vai enfim trocar a identidade que foi emitida em 1979, em Pernambuco. “Se olhar nesse documento aqui ninguém nem me conhece mais, vou tirar as fotos e segunda-feira eu vou vir aqui já pra trocar”, disse. 

 O aposentado e produtor rural Geraldo Luís da Silva já teve que registrar muita gente, mas nenhuma delas foi em Bernardo Sayão.(Laiane Vilanova/Secom-TO)

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota, destacou que o objetivo maior da gestão é levar os serviços essenciais a quem de fato precisa. “O governador Wanderlei Barbosa nos determinou cuidar do povo, ele quer que o serviço chegue a quem necessita, a quem precisa. O documento de identidade traz o título de cidadania, enquanto você não é identificado, você não é um cidadão. Então agora Bernardo Sayão ganha um núcleo para que a população possa ser identificada e possa ter todos os demais serviços públicos a sua disposição”, destacou.

O prefeito de Bernardo Sayão, Osório Antunes Filho destacou a importância do Núcleo para a população. “Para nós é muito importante ter um Núcleo de Identificação na nossa cidade, porque quando um morador precisar tirar esse documento é uma dificuldade grande. Ele tem que ir à Colinas, a cidade mais próxima que é 73km de distância. Bernardo Sayão abraça essa parceria e agradece ao governador Wanderlei Barbosa e ao secretário Wlademir Costa por nos atender nesta demanda”, ressaltou.

“É uma grande satisfação trazer abrir mais um Núcleo de Identificação aqui em Bernardo Sayão, que era uma região que realmente precisava e é mais um trabalho do Instituto de Identificação que leva mais cidadania para os habitantes dessa cidade”, finalizou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon.

O Núcleo de Identificação de Bernardo Sayão funcionará na sede da 39ª Delegacia de Polícia, situado à Segunda Avenida, s/nº, Centro, Bernardo Sayão (TO). (SSP/TO)