Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Shara Veloso

Foto: Shara Veloso

O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com a MSD Saúde Animal, Faet/Senar, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Ponte Alta do Bom Jesus, realizaram na manhã deste sábado, 16, na Fazenda Três Marias, em Ponte Alta do Bom Jesus, um Dia de Campo sobre a Defesa Agropecuária. O evento reuniu mais de 100 produtores rurais do município e região.

O Dia de Campo teve como objetivo promover ações preventivas de educação sanitária sobre sanidade animal para informar e conscientizar os produtores rurais sobre a importância da prevenção das doenças nos animais. 

Entre as ações realizadas no Dia de Campo foram realizadas duas palestras que abordaram os seguintes temas: “Retirou a vacinação contra febre aftosa, qual o papel do produtor agora?”, proferida pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, e “Retirada da vacinação contra a febre aftosa: E agora? O que fazer para proteger a sanidade e aumentar a produtividade do seu rebanho,” apresentada pelo médico veterinário da MSD Saúde Animal, Josely Sobreira. 

Durante o Dia de Campo, o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, que representou o Governo do Tocantins no evento, destacou que o Dia de Campo é um marco importante para a defesa agropecuária. “Este é um novo capítulo de trabalho de educação sanitária que o Governo do Tocantins, por meio da Adapec, inicia aqui em Ponte Alta do Bom Jesus para levar informações sobre sanidade animal para os produtores rurais, a fim de manter os status sanitários conquistados ao longo dos últimos anos e garantir a abertura de novos mercados,” disse Lenito Abreu.

O prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, José Luciano, agradeceu a presença da Adapec no município, destacando que o produtor é o principal suporte da pecuária tocantinense. “O trabalho realizado pela Adapec é essencial para a sanidade do rebanho, e por isso, acolhemos este evento com satisfação para que nossos produtores aqui de Ponte Alta do Bom Jesus possam conhecer o trabalho da Agência e compreender também a sua responsabilidade nesta cadeia produtiva,” disse José Luciano.

Para o produtor rural, Paulo Pereira, o Dia de Campo trouxe informações importantes aos produtores rurais principalmente em relação às medidas preventivas de controle de doenças. Ele também pontuou que esta aproximação da Adapec com o produtor é essencial para o conhecimento do papel da Agência na defesa sanitária.

Na palestra proferida pelo responsável técnico da Adapec, João Eduardo Pires, ele destacou aos produtores a importância de assumirem a responsabilidade na vigilância em suas propriedades após a retirada da vacinação contra a febre aftosa. “Orientamos os produtores a notificarem à Adapec qualquer suspeita de doenças nos seus animais,” pontuou João Eduardo.

Já o médico veterinário da MSD Saúde Animal, Josely Sobreira, trouxe aos produtores, informações sobre a necessidade de manter a vacinação do rebanho de outras enfermidades que causam queda da produtividade no rebanho e traz prejuízos econômicos. “Por isso, a prevenção é o melhor remédio para evitar perdas no rebanho e não podemos relaxar com a vacinação dos animais contra outras doenças após a retirada da vacinação contra a febre aftosa,” destacou Josely Sobreira. (Adapec)

(Foto: Shara Veloso)