Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Durante o período do vazio sanitário do algodão é proibido a manutenção e o plantio da cultura.

Durante o período do vazio sanitário do algodão é proibido a manutenção e o plantio da cultura. Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO Durante o período do vazio sanitário do algodão é proibido a manutenção e o plantio da cultura. Durante o período do vazio sanitário do algodão é proibido a manutenção e o plantio da cultura.

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informa aos cotonicultores tocantinenses que a partir de quarta-feira, 20, inicia-se no Estado, o período de vazio sanitário do algodão, que segue até 20 de novembro. Neste intervalo, fica proibido a manutenção e o plantio da oleaginosa.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Controle do Bicudo do Algodoeiro, Cleovan Barbosa, o objetivo da medida é prevenir e controlar o bicudo do algodoeiro, principal praga que ataca a cultura de algodão. Ele informou que a Adapec realizará o monitoramento das áreas de cultivos cadastradas, a fim de garantir que não haja plantas vivas com risco fitossanitário no campo.

A legislação prevê que, em caso da presença de plantas vivas com risco fitossanitário, o processo de eliminação é de responsabilidade do proprietário ou ocupante da área, e, o produtor deve fazê-lo de forma mecânica ou química. Caso sejam descumpridas as normas, o proprietário estará sujeito a sanções previstas em lei.

Dados

O Tocantins possui atualmente uma área de cultivo de algodão cadastrada na Adapec de aproximadamente 6.200 hectares.

Bicudo do Algodoeiro

Os adultos são besouros com coloração cinza ou castanha, com 3 mm a 7 mm de cumprimento. Infesta as lavouras de algodão desde o início da emissão de botões florais até a colheita, podendo ter de 4 a 6 gerações em um ciclo da cultura e se não for controlado pode causar perdas de até 70% da produção. (Adapec)