Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Embrapa

Foto: Divulgação Embrapa

Já está disponível para download a segunda edição revista e ampliada do Guia de Plantas do Cerrado para Recomposição da Vegetação Nativa. A publicação lançada pela Embrapa apresenta informações sobre quase 350 espécies nativas, entre árvores, arbustos e plantas herbáceas, e seus atributos para utilização na recomposição das diferentes fitofisionomias do bioma Cerrado. A obra contém 880 páginas ricamente ilustradas com fotos e aquarelas e é fruto de décadas de pesquisa. 

Trata-se de uma ferramenta importante que busca especialmente auxiliar produtores rurais nas ações de recomposição da vegetação nativa de suas propriedades a fim de atenderem o programa de regularização ambiental previsto no novo código florestal (Lei 12651/2012). A publicação é também fonte de referência e leitura para especialistas e para o público interessado em conhecer as espécies vegetais, com informações sobre sua identificação e como coletar sementes e produzir mudas para seu plantio.

O Guia possui abordagem prática e visual e traz o passo a passo sobre como escolher as espécies e, assim, poder planejar o plantio, sua implantação e, ainda, o monitoramento desse processo de recomposição. As espécies foram divididas pela formação vegetal de ocorrência: savânicas ou campestres e florestais. Cada uma foi identificada com os nomes populares e científicos, distribuição geográfica nos estados brasileiros, fitofisionomias de ocorrência, época para coleta de sementes e aspectos fundamentais para sua propagação, cultivo e recomposição da vegetação nativa do bioma Cerrado.

As espécies apresentadas no Guia também estão incluídas na plataforma Webambiente – ferramenta eletrônica de auxílio ao produtor para recompor a vegetação nativa e que foi a base para a elaboração do livro. “Na época do lançamento do novo código florestal em 2012, não havia recomendações de espécies para recomposição do Cerrado. Hoje a realidade é outra. Essas informações agora estão disponíveis e nosso objetivo é que possam chegar a quem realmente precisa delas”, afirmou o pesquisador da Embrapa Cerrados, José Felipe Ribeiro.

O estudioso lembra que o Brasil tem, de acordo com o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), o compromisso de restaurar 12,5 milhões de hectares até 2030 e cerca de 20% dessas áreas está no bioma Cerrado. “Este Guia é uma contribuição científica concreta que a gente deixa como instituição para ajudar a cumprir essa meta”, afirma Ribeiro, um dos autores. Também são autores da publicação: Marcelo Kuhlmann (Agência Alemã e Cooperação Internacional - GIZ); Roberto Ogata (Agência Alemã e Cooperação Internacional - GIZ); Maria Cristina de Oliveira (Universidade de Brasília); Daniel Vieira (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia); e Alexandre Sampaio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Lançamento no Encontro dos Povos do Cerrado

Na última sexta-feira (15), a nova edição do Guia foi lançada dentro da programação do X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, evento realizado entre os dias 13 e 16 de setembro, em Brasília (DF). Na ocasião, foi lançada e distribuída também a versão impressa do livro, publicada com recursos do projeto FIP Paisagens Rurais. A tiragem foi de 500 exemplares e os livros devem ser utilizados em cursos e treinamentos, além de enviados para as instituições parceiras do projeto.

“Esse não é apenas um livro bonito para ficar na prateleira. Nosso objetivo é que ele seja de fato usado. Queremos que esse conhecimento seja colocado em prática e que, a partir dele, seja gerado mais conhecimento porque o aprendizado não para”, afirmou Kuhlmann. Ele afirmou que a proposta do livro é facilitar e direcionar a escolha das espécies escolhidas para o plantio. “Para isso, criamos uma série de símbolos e ícones que dão um direcionamento ao produtor”, afirmou.

“Uma publicação como essa é muito importante para orientar a nossa produção e as nossas boas práticas. Espero que com o auxílio desse Guia a gente possa colocar a planta certa no lugar certo e não plantar de forma aleatória”, afirmou Silvio Venturoli – produtor de mudas nativas do Cerrado. Assim como ele, a estudante de ciências biológicas Ruth Rodrigues também participou do evento de lançamento do livro. “Estou diretamente lidando com todas as problemáticas do Cerrado e considero essencial uma publicação como essa que incentiva as pessoas a restaurarem esse bioma tão importante para o nosso país”.  Acesse aqui a publicação.  (Embrapa)

 Lançamento da nova edição do Guia no Encontro de Povos do Cerrado.(Foto: Juliana Caldas)