Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcelo Les/ Divulgação

Foto: Marcelo Les/ Divulgação

O município de Natividade remonta às origens do Tocantins, ao ciclo do ouro, quando os bandeirantes enfrentaram a resistência dos índios Xavantes e ocuparam a região Norte de Goiás, entre 1724 e 1734, dando origem ao primeiro povoamento do estado. O casario com cerca de 250 prédios coloniais e igrejas preservadas, entre ruas estreitas e muros de pedra construídos por escravos, guardam a memória do Tocantins. Entre as igrejas destacam-se a de São Benedito e a Matriz de Nossa Senhora da Natividade, de 1759. É neste cenário que será realizada a próxima edição do projeto Tocantins em Concerto, da Orquestra Viva Música, no sábado, 23, às 19h30, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade.

A apresentação da Orquestra na centenária cidade tem entrada franca e contará com abertura de artistas locais do Grupo de Suça Tia Benvinda. A realização é da Associação Viva Música e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Secretaria Estadual de Cultura, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Tocantins e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).  A orquestração do repertório é de Willames S. da Costa, a produção executiva de Eduardo Andrade e a regência e direção geral do maestro Bruno Barreto.

O repertório traz canções autorais dos mestres da música popular tocantinense, como “Nóis é Jeca mais é Joia”, “Passarim do Jalapão”, “Catirandê” e “Brasilidade”, acompanhados de 26 instrumentistas no contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos. A apresentação contará com interpretação em Libras para pessoas com deficiência auditiva.

Caravana

Nesta segunda temporada, o projeto já teve apresentações em Porto Nacional, Arraias e será apresentado ainda em Araguatins, no dia 30/09. De acordo com o maestro, o Tocantins em Concerto promete ser uma celebração única da riqueza cultural e da diversidade musical não só do Estado, mas de valorização da música brasileira. Para o diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, a empresa tem buscado investir cada vez mais em ações com foco cultural, social e ambiental. Já o secretário da Cultura do Tocantins, Tião Pinheiro, afirma que projetos como esse não só valorizam a nossa rica produção musical, como também divulgam e fortalecem as manifestações artísticas locais, contribuindo nessa retomada do protagonismo aos nossos fazedores de cultura.

A 1ª edição do projeto Tocantins em Concerto circulou nos meses de abril e maio de 2022 por Palmas, Paraíso, Gurupi e Araguaína e alcançou mais de 5 mil pessoas.

Viva Música

A Orquestra Viva Música tem na regência o maestro Bruno Barreto e conta com mais de 30 integrantes. Ao longo da sua existência, a orquestra participa de eventos de grande relevância no panorama musical tocantinense, tais como Sesc Partituras, Concertos em Pauta e Quarta Clássica. Em 2022 executou ainda o projeto “Pixinguinha e os Oito Batutas” pela Petrobras Cultural e o Projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi, com patrocínio da Empresa Equatorial. (Cinthia Abreu)

(Foto: Marcelo Les/ Divulgação)