Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Literatura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Clube de Leitura Sesc, em Palmas, realiza dia 27 de setembro dialogo sobre a obra Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago. O encontro acontece às 19 horas, na biblioteca no Centro de Atividade Sesc (na 502 Norte). 

Nascido em 1922 na província de Ribatejo, em Portugal, José Saramago atuou em profissões como serralheiro, mecânico, desenhista, funcionário público, jornalista, entre outros. Teve seu primeiro livro publicado em 1947 e a partir de 1976 passou a viver da Literatura, iniciando como tradutor e depois como autor. O romancista, teatrólogo e poeta tornou-se o primeiro autor de Língua Portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998.

A obra Ensaio Sobre a Cegueira conta sobre uma epidemia de cegueira branca que se espalha por uma cidade, deixando os habitantes cegos, um a um, gerando um grande colapso e abalando as estruturas sociais da cidade, transformando o mundo em um caos. A história traz um desfecho que acompanha a ordem de contágio, o mundo cego dá lugar ao mundo imundo e bárbaro.

O Clube de Leitura

Acontece mensalmente nas cidades de Palmas e Araguaína, com a proposta de levar a debate obras de diversos autores que abordam diferentes questões diferentes do nosso tempo, reunindo as pessoas e criando um ambiente de interação. Os encontros acontecem de maneira lúdica e estimulante nas bibliotecas das unidades.