Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Agência Senado

Foto: Agência Senado

No dia 5 de outubro, o Tocantins estará em festa comemorando suas três décadas e meia de conquistas e progresso. Um marco histórico que será celebrado de maneira especial e descentralizada nos municípios do Estado e também no Distrito Federal. Entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro será realizada no Salão Negro no Congresso Nacional a exposição Tocantins 35 anos, ilustrando a trajetória de criação do estado do Tocantins e os elementos que representam o perfil econômico, ambiental, turístico e cultural do Estado.

A abertura oficial será na terça-feira, 26, às 16 horas, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, secretários de Estado, parlamentares, servidores da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília e outros convidados. A comemoração dos 35 anos da criação do Tocantins, em Brasília/DF, também contará com uma sessão solene conjunta (senadores e deputados), a ser realizada no dia 2 de outubro, no Plenário da Câmara dos Deputados, quando personalidades que fizeram parte da história do Tocantins serão homenageadas.

A exposição está sendo organizada pela Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb) e pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), ambas sob a orientação da Casa Civil, órgão que está à frente da programação geral de comemoração dos 35 anos do Tocantins. A iniciativa conta com a correalização do gabinete da senadora professora Dorinha, que está atuando na gestão dos protocolos do Senado Federal para esse tipo de evento. A parlamentar também é coautora, em parceria com o senador Eduardo Gomes e o deputado federal Ricardo Ayres, do requerimento para a realização da sessão solene.

Neste momento de reconhecimento da relevância do Tocantins pelo Congresso Nacional, o governador Wanderlei Barbosa ressalta que o Estado conquistou muito do que foi sonhado e está no caminho de grandes avanços. "É com imenso orgulho que observamos a jornada do nosso Estado, uma trajetória de desafios superados, realizações notáveis e um compromisso com melhores condições de vida para o cidadão tocantinense. Hoje, estamos construindo o presente e o futuro do Tocantins, convencidos de que o nosso progresso é baseado em uma história de lutas, que estamos honrando nessa gestão”, afirma.

O titular da Serb, Carlos Manzini Júnior, ressalta a importância do papel de cada tocantinense na construção desse legado de progresso e destaca que a celebração dos 35 anos é uma oportunidade para unir ainda mais o Estado em torno do seu crescimento. “Esta grande celebração promovida pelo governador Wanderlei Barbosa é uma oportunidade única para evidenciar as nossas manifestações culturais, as nossas conquistas, nossas raízes e, principalmente, o nosso futuro promissor. Estamos ansiosos para compartilhar essa celebração com todos os tocantinenses e aqueles que se sentem parte dessa jornada”, enfatiza.

Exposição

A história do Tocantins é marcada por décadas de mobilização, envolvendo grandes líderes políticos, que lutaram para desenvolver o norte de Goiás. Em outubro de 1989, o sonho de tornar essa região um estado com governo próprio e autonomia administrativa, finalmente se concretizou. Na exposição Tocantins 35 anos, um dos painéis destaca os momentos e os personagens marcantes dessa história.

Em outra área, será evidenciado que, ao longo dos 35 anos de existência, o Tocantins construiu uma estrutura política, econômica, ambiental, turística e cultural, que faz com que o Estado tenha muito a comemorar. Por meio de fotos e vídeos, serão expostos a beleza natural do Estado, a vasta biodiversidade e o cuidado com a proteção ambiental. O conceito coloca esses potenciais ao lado do agronegócio, da piscicultura e da mineração, demonstrando que o Governo do Tocantins acredita no desenvolvimento econômico sustentável.

Com a exposição Tocantins 35 anos e a Sessão Solene, o Governo do Tocantins leva a comemoração dessa data especial na história do Estado para o local onde parte da história foi escrita: o Congresso Nacional. A iniciativa é exposta para um público composto, principalmente, por autoridades políticas e formadores de opinião em espaços de comunicação de massa, como o mais jovem estado do país, que ocupa atualmente um relevante espaço no cenário nacional. (Secom/TO)