Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 28 de setembro, às 19h30, o CineSesc em Palmas (502 Norte) promove o debate e a exibição do filme Ex Machina: instinto artificial.

O filme foi lançado em 2014 e conta a história de um programador, Caleb Smith, que ganha uma viagem de uma semana para se encontrar com o dono da empresa onde trabalha, Nathan Bateman, um homem rico e esnobe que mora em uma instalação isolada da sociedade, onde ele desenvolve uma inteligência artificial supercomplexa. Nathan pede que Caleb teste o robô, Ava, com a finalidade de descobrir se ela tem uma consciência. No decorrer dos testes, Caleb descobre que a inteligência artificial é tão imprevisível e sofisticada quanto pensavam, e não sabe mais em quem confiar.

Mediadores

Gustavo Henrique, é graduado em Artes Cênicas, com habilitação em Direção Teatral pela UFRJ, e professor do curso Licenciatura em Teatro na UFT. É fotógrafo amador, cantor e tocador de cuíca nas horas vagas, com experiência na área de Artes e em investigações sobre os diálogos do teatro com outras manifestações artísticas, em especial com o audiovisual.

Marco Aurélio é assessor de Tecnologia da Informação no Sesc Tocantins.

Leandro Freiberg é professor no curso de filosofia pela UFT, licenciado em Filosofia pela Unijuí, com ênfase em Filosofia, Sociologia e Psicologia, com Mestrado em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem pela PUCRS, e com Doutorado em Educação nas Ciências pela Unijuí.