Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, virá a Palmas participar do lançamento.

A ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, virá a Palmas participar do lançamento. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Foto: Lula Marques/Agência Brasil A ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, virá a Palmas participar do lançamento. A ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, virá a Palmas participar do lançamento.

A formação profissional e a inclusão como alternativas para a superação da vulnerabilidade social serão o assunto de uma palestra que será proferida pela ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, nessa quinta-feira, dia 28, em Palmas. A palestra vai marcar o lançamento da Incubadora Social para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social - Emancipação pelo Trabalho, Cultura e Cidadania, e faz parte da programação do I Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres realizado pelo Governo do Estado do Tocantins. 

O evento será realizado nos dias 28 e 29 de setembro no auditório do Palácio Araguaia (confira mais detalhes da programação abaixo). 

A Incubadora é um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizado em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado do Tocantins e o Ministério das Mulheres que pretende beneficiar diretamente, até o ano que vem, 500 mulheres que vivem atualmente em situação de rua nos municípios de Palmas e Araguaína. Indiretamente, a expectativa é melhorar as condições de inclusão e cidadania para cerca de 900 pessoas, uma vez que a vida das mulheres impacta significativamente a vida de suas famílias.

A proposta inclui a realização de rodas de conversa e escuta qualificada com profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Terapia Ocupacional, além de atividades culturais e oficinas de capacitação nas áreas de artesanato, biojoia, beleza e estética, dança e grafite. Outro intuito do projeto é produzir, a partir das discussões com as participantes, uma cartilha sobre Direitos das Mulheres que terá por base o próprio cotidiano do público atendido na Incubadora. Assim, a intenção é contemplar o eixo "formação e empreendedorismo", que tem como propósito impulsionar atividades econômicas e valorizar a economia solidária, e o eixo "cultura e cidadania", que visa proporcionar atendimento social integrado e envolver as mulheres em ações culturais e debates, estimulando a participação crítica na sociedade.

O projeto da Incubadora Social é coordenado pela professora e pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, Maria Santana Milhomem, com a coordenação adjunta e pedagógica de Ariadne Muniz.

I Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres

Programação de Quinta-Feira (Dia 28):

8h30 - Credenciamento e coffee break

9h - Abertura Oficial

- Apresentação cultural

- Apresentação da secretária estadual da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa

- Pronunciamento das autoridades

- Assinatura do Termo de Compromisso "Fortalecimento de Políticas Públicas para Mulheres"

11h - Lançamento do projeto "Incubadora Social para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social - Emancipação pelo Trabalho, Cultura e Cidadania"

- Palestra "Superando a Vulnerabilidade por meio da Formação e Inclusão Social", com a ministra Aparecida Gonçalves

- Constituição da Rede Interinstitucional e Interdisciplinar "Proteção e Defesa das Pessoas em Situação de Rua" - Universidade Federal do Tocantins, Secretaria Estadual da Mulher e Ministério das Mulheres.