Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ananda Santos/Secom-TO

Foto: Ananda Santos/Secom-TO

Com o objetivo de levar a conscientização para combate da raiva, esclarecimentos sobre a situação epidemiológica da doença e divulgar as ações de prevenção e controle que são realizadas pelos órgãos dos serviços oficiais de saúde humana, animal e ambiental, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins), realizam a “4ª Semana Estadual da Raiva Humana e Animal”. A abertura do evento ocorreu nesta terça-feira, 26, no Palácio Araguaia, e segue com programação até o dia 28.

A semana foi escolhida devido ao “Dia Mundial Contra a Raiva”, promovido no dia 28 de setembro, data que marca o aniversário da morte do microbiologista e químico que desenvolveu a primeira vacina contra a raiva, Louis Pasteur.

A doença

A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a enfermidade pela mordida de animais infectados. Causada pelo vírus da família Rabhdoviridae, gênero Lyssavirus, a raiva é facilmente contraída por animais silvestres, e é considerada uma doença fatal. O vírus ataca o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro. Manter os animais domésticos vacinados contra a raiva é a forma mais importante de prevenção e é muito importante para a eliminação da doença.

“Estamos aqui na semana de mobilização contra a raiva, uma doença letal tanto para animais como para os seres humanos. É um momento extremamente importante para a vigilância em saúde, um momento para orientações sobre sinais e sintomas, atenção às modificações ambientais, de modo que consigamos alertar para a prevenção e controle, detecção precoce de suspeitos, seja em  animais, principalmente aqueles animais domésticos que estão mais próximos da população (cães e gatos) ou em humanos. A sociedade toda precisa se mobilizar e desenvolver atividades que venham a reduzir riscos de contaminação para a população", afirmou a diretora de vigilância das doenças vetoriais e zoonoses da SES-TO, Mary Ruth Batista.

A responsável pela área de Zoonoses e Animais Peçonhentos da SES-TO, Iza Alencar, afirmou que o último caso de raiva humana ocorrido no Tocantins foi em 2017, em Ponte Alta do Tocantins. Uma criança de cinco anos foi mordida por um morcego e não recebeu a profilaxia da raiva necessária para a prevenção da doença. "Nos anos de 2018 e 2019 em três morcegos entregues pela população de Palmas foram confirmados o vírus da raiva. Embora pela vigilância das Secretarias Municipais de Saúde tenhamos tido poucos casos confirmados, anualmente as equipes da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC) confirmam vários casos de raiva em bovinos e equídeos, o que comprova a circulação viral em nosso Estado. Por isso, é importante o fortalecimento das ações de vigilância para prevenção de casos de raiva humana e animal no Tocantins”, disse. (Secom/TO)

“Em humanos, os indícios de infecção por raiva são: inquietação, perturbação do sono, formigamento, queimação e dor no local da mordedura. Já em animais, os sintomas são: isolamento, perda de apetite, salivação intensa, tremores musculares, andar cambaleante. Em caso de mordedura ou ataque de animal infectado ou suspeito, é preciso lavar imediatamente o local com água e sabão e deve-se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Em caso de observação de animais com esses sintomas, é preciso procurar o serviço de zoonoses do município”, orienta o doutor e coordenador do Serviço de Infectologia do Hospital Geral de Palmas, Flávio Augusto de Pádua.

Programação

- No dia 26, das 08h às 12h e das 14 às 18h - palestra “Raiva humana e animal: situação e ações de vigilância” para universitários e profissionais das áreas da saúde e agrárias, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, Praça dos Girassóis, Palmas – TO.

- Dia 27, às 9h  - webinário com a temática “Todos juntos contra a raiva: profissionais e estudantes da saúde humana e animal do Tocantins”, para Servidores da Adapec, profissionais e estudantes da área da saúde humana e animal do Tocantins.

- Dia 27, das 09h às 10h:30min  -  o webinário “ Vigilância e controle de morcegos hematófagos: cenário e desafios”, com o palestrante Cleyton Gitti – UFRJ/RJ. Link de transmissão: 

- Dia 27, das 10h30m às 12h -  webinário “Raiva em herbívoros: suspeição, notificação, coleta e envio de amostras”, com o palestrante César Romero - Adapec/TO. Link de transmissão:

- Dia 28, às 13h -  webinário “Cenário da raiva humana e animal no Tocantins”, apresentado por Iza Alencar SES/TO e Raydleno Mateus – Adapec/TO, para profissionais de saúde, (assistência, vigilância epidemiológica, atenção básica), da Adapec, (biólogos, médicos veterinários) e universitários do Tocantins. 

Os webnários podem ser acompanhados no You Tube, canal Etsus Tocantins.