Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Ruraltins

Foto: Divulgação Ruraltins

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promoveu nessa terça-feira, dia 26, evento de destaque para a agricultura familiar em Monte do Carmo. Com a participação de mais de 80 produtores, o seminário demonstrou um alto nível de engajamento da comunidade local na busca por melhores práticas agrícolas, e teve como foco central o manejo e manutenção da pastagem, com abordagem de tópicos fundamentais para o setor.

O palestrante Alex Fernandes, técnico agropecuário do Ruraltins, enfatizou a importância do preparo adequado do solo para garantir a qualidade da pastagem, especialmente durante os períodos de seca. Segundo Alex, "é vital que o produtor esteja atento ao preparo do solo para que o pasto mantenha sua qualidade mesmo nas condições adversas". 

Outro destaque do evento foi a participação do médico veterinário Silvio Adriani Lopes, que palestrou sobre o pastejo rotacionado como uma estratégia para lidar com os desafios do período de seca, e disse que “a abordagem é relevante em regiões onde a disponibilidade de água é limitante”, frisou Silvio, O palestrante apresentou o pastejo rotacionado como uma alternativa eficaz para enfrentar os desafios do período de seca. Além disso, explorou as melhores variedades de capim, e forneceu informações valiosas aos produtores.

“Existem alternativas para reduzir a falta de pasto no período seca, além do pastejo rotacionado, o produtor poderá utilizar a cana de açúcar no complemento da ração animal, e outras práticas como a divisão de piquetes. Dessa forma, o produtor precisa estar sempre em contato com o técnico, para atualizar o conhecimento e adquirir novas tecnologias”, pontuou Silvio.

Representando presidente do Ruraltins Washington Ayres, o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural, Romildo Carneiro, ressaltou a importância do evento, e afirmou ser o primeiro de muitos que ainda virão para fortalecer a produção da agricultura familiar em Monte do Carmo. O gerente destacou ainda que o seminário contribuiu para o fortalecimento da pecuária na região e para a disseminação de conhecimento, que é fundamental sobre o manejo da pastagem. “O seminário atendeu a demanda crescente na região pela cadeia produtiva de pecuária e gerou a oportunidade de intercâmbio de conhecimentos entre os produtores locais”, destacou. 

Presentes

Esteve presente no apoio e organização o supervisor Regional de Porto Nacional, Regis Aires. Prestigiaram o evento os parceiros, vereados do município, representado pelo presidente da Câmara, vereador Ademilson Rodrigues, o secretário da agricultura, Adilson Avelino, o prefeito de Monte do Carmo, Arquivardes Avelino, além disso. Todos receberam a benção e uma oração do Pastor Claúdio.