Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Shoto Escola de Karatê

Foto: Divulgação Shoto Escola de Karatê

O Tocantins foi destaque na etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê, em Natal, no Rio Grande do Norte, com seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Para agradecer o apoio concedido pelo Governo do Tocantins, os atletas de Palmas realizaram uma aula demonstrativa e um bate-papo com o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha.

Milena Muralha estava há dois anos sem participar de competições nacionais e apesar desse período longe dos tatames, consagrou-se campeã brasileira zonal na categoria sênior -68 kg. A atleta agradeceu o apoio do Governo do Tocantins para a participação dos atletas na etapa classificatória. “Se não fosse o apoio da Secretaria, nós não estaríamos lá em Natal. É sempre gratificante levar a bandeira do Tocantins a nível nacional, principalmente trazendo esse troféu inédito. Que a Secretaria possa continuar apoiando os atletas e que possam continuar nos recebendo tão cordialmente”, disse a atleta.  

O casal Layron Marinho, 21, e Maria Teresa Teixeira, 19 anos, divide a paixão pelas artes marciais. Os dois karatecas compartilharam juntos a experiência de representar o Tocantins na competição nacional.  "Gostaria de agradecer a Secretaria dos Esportes porque sem esse apoio, essa motivação, não teríamos conseguido ir para essa etapa classificatória. Só temos a expressar a nossa gratidão”, destacou Layron.

O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha, destacou a importância desses apoios para o fortalecimento das modalidades esportivas. “Quando recebemos um atleta em nossa Secretaria, sabemos que ele foi ali porque tem sonhos e quando a conquista vem, para nós também é uma realização. Essas medalhas e o troféu que eles trouxeram para nós é uma riqueza, para nós tocantinenses e também para o nosso governador Wanderlei Barbosa”, reforçou o gestor.     

O Tocantins garantiu a sexta posição na classificação geral entre 21 estados. A academia Shoto Escola de Karatê, de Palmas, conquistou a terceira colocação entre 72 clubes. O evento realizado no ginásio esportivo Senador Jesse Freire,nos dias 22 a 24 de setembro, foi promovido pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK). 

Quadro de medalhas do Tocantins 

Ana Paim – Duas medalhas de ouro 

Carlos Frederico – Duas medalhas de ouro 

João Oliveira – Uma medalha de ouro 

Millena Muralha - Uma medalha de ouro 

Maria Teresa Teixeira- Uma medalha de prata  

Layron Marinho - Uma medalha de bronze