Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

Pais e responsáveis, em Palmas, aproveitaram a manhã do sábado, 30, para vacinar crianças e adolescentes menores de 14 anos, no primeiro dia da Campanha de Multivacinação, promovida em todo o Estado, numa parceria do Governo do Tocantins, com o Ministério da Saúde e os 139 municípios. Em todo o Estado, a campanha tem como objetivo principal, a garantia da proteção vacinal do referido público, reduzindo assim, as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções que acontecem anualmente.

Até o dia 14 de outubro, as famílias podem levar seus filhos para serem imunizados contra a poliomielite, sarampo, pentavalente, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; varicela; hepatite A, hepatite B e febre amarela. Além disso, toda a população pode atualizar o cartão de vacinação.

Benta Pinheiro, mãe de duas crianças, foi uma das compareceram neste sábado para fazer a sua parte. “Acho essa ação muito importante, porque é a ocasião ideal para as mães poderem levar seus filhos para vacinarem, porque muitas vezes, no meio de semana, a correria do dia a dia e não tem oportunidade, e final de semana é muito bom por causa disso, tem tempo suficiente para isso”.

“Nós precisamos resgatar as boas práticas sanitárias no nosso Estado, pois as vacinas salvam. Por isso, onde você estiver, leve seu filho e sua filha de 0 a 14 anos, deixe o cartão de vacina deles em dia. Isso é o que a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins e o Governo do Tocantins, em conjunto com as 139 prefeituras e secretarias municipais de saúde querem: saúde para todos”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Perciliana Bezerra.

“É muito importante essa ação no fim de semana, pois auxilia as famílias a trabalharem na promoção da atualização do cartão vacinal das crianças. Então, o que eu aconselho é que a gente não perca essa oportunidade, pois vacina é vida! E não é só a vacina no braço, é a imunização contra doenças. Que a gente aproveite essas oportunidades e levemos os nossos bens mais preciosos, que são nossos filhos, para fazer esse ato de amor”, relatou a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde da SES-TO, Juliana Veloso.

E para atender essas famílias, a Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) terá até o dia 14 de outubro, horários flexíveis para o atendimento. “A campanha multivacinação, tem uma extrema importância para a conscientização sobre a importância da vacinação. Durante esses dias, todas as unidades em Palmas estarão abertas de 8 da manhã às 5 da tarde de segunda a sábado, sendo o dia 7 de outubro, o nosso dia D e dia 14 de outubro, que é o encerramento da campanha”, enfatizou o gerente da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), Hugo Botelho.

Para que todos os municípios estejam abastecidos com os imunizantes, a SES-TO realizou nas últimas semanas, oficinas de microplanejamento para acompanhar e avaliar a execução das ações que serão realizadas pelos municípios. “A campanha da multivacinação veio como uma nova oportunidade do Ministério da Saúde para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos de idade. Então, aquela população que por algum motivo esteja faltosa na sala de vacinas, esta é a oportunidade para estarem atualizando a caderneta de vacinação. E quem não conseguiu vir hoje, pode vir até o dia 14 de outubro! Então a gente faz o chamamento para a população, para que ela se organize e procure a unidade de saúde mais próxima”, comentou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

Dia D

No dia 7 de outubro, todas as unidades de saúde do Tocantins ficarão abertas das 8h às 17h para atender a população. Para se vacinar é importante levar um documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documentos que comprovem que a pessoa faz parte do grupo prioritário.

Após este dia, as mais de 320 salas de vacinação do Tocantins permanecerão atendendo diariamente. Adultos que precisam de doses de reforço também poderão procurar o sistema municipal de saúde neste período.

Dados de Vacinação no TO

Em 2022, as coberturas vacinais que apresentaram os menores índices, são as vacinas de rotavírus (84,25%), meningo C (88,1%), pentavalente (85,14%), pneumocócica (92,14%), poliomielite (85,42%), febre amarela (69,66%), tríplice viral (82,89%) e hepatite A (81,19%). A única vacina que teve alta significativa na cobertura vacinal no último ano foi a BCG, que em 2021 era de 91,3% e subiu para 120,44%.

Em 2023, os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde mostram que o Tocantins alcançou até maio o seguinte índice de imunização: BCG: 89,31%; Rotavírus: 59,46%; Meningo C: 61,73%; Pentavalente: 62,35%; Pneumocócica: 63,89; Poliomielite: 62,23%; Febre Amarela: 54,36%; Tríplice Viral: 59,65% e Hepatite A: 64,6%. (Secom/TO)