Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

Com o objetivo de levar informações sobre sanidade e inspeção animal e vegetal, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promoveu nessa segunda-feira, 2, mais uma edição do projeto Escolinha da Adapec, desta vez atendendo estudantes do Centro de Ensino Médio Índigena Xerente Wara, no município de Tocantínia.

A equipe da Adapec promoveu duas palestras aos estudantes abordando temas como a sanidade avícola com foco na Influenza Aviária e a sanidade dos suídeos. Também foram distribuídos materiais gráficos com informações sobre doenças nos animais, cartilhas e atendimento aos indígenas sobre dúvidas na defesa animal.

Na palestra sobre Influenza Aviária, a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec, Mariana Teles, apresentou aos estudantes o que é a doença, suas formas de transmissão e os principais cuidados a serem tomados neste momento em que o Tocantins está em estado de emergência zoossanitária.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Suídeos, Regina Barbosa, falou sobre as principais doenças que afetam os suínos, como por exemplo, a Peste Suína Clássica, os riscos de transmissão entre os animais, bem como a importância da conscientização para que todos contribuam e ajudem a evitar que estas doenças adentrem no Estado. 

A gerente de Educação Sanitária da Adapec, Michelly Shuailla, destacou a receptividade e aceitação dos povos originários ao projeto. “Esta foi uma edição do projeto muito especial, que foi construída com a participação da aldeia e que teve uma receptividade grande por parte dos estudantes e esse é o nosso objetivo de poder levar conhecimento a todos os públicos e fortalecer as ações de defesa, priorizando a saúde animal e humana,” destacou.

“O projeto apresentou de forma lúdica e pedagógica um conteúdo de forma clara e objetiva, onde os estudantes e toda a comunidade escolar aprenderam muito, e esperamos que a Adapec continue realizando estas ações que transformam a vida dos estudantes, no modo de lidar com situações que são do nosso dia-a-dia nas aldeias, e que talvez nós não sabíamos como fazer, e que foi apresentada aqui de uma forma bem clara,” destacou o professor Leonardo Sampaio Santana.

O professor Jurandi Xerente disse que o evento trouxe grande ludicidade no ensino e aprendizado dos alunos. “É com grande importância que vemos estas ações, para que os estudantes possam conhecer de forma lúdica a função social deste órgão estadual. Tal função, abrange desde os cuidados com os animais até o manejo da terra, como foi explicado hoje, através de pescaria de peixes simbólicos com premiações, tiro de arco e flecha, teatro, e, sobretudo, uma troca de conhecimentos entre a cultura Xerente e a cultura não indígena”, afirmou.

Na ocasião houve uma exposição da cultura Akwē através da dança e da música cultural, com o professor Afonso Tīīkwa e professor Fernando kbasdimēkwa, brincadeiras e muito aprendizado. (Adapec/TO)

(Foto: Keven Lopes/Adapec-TO)