Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Adilvan Nogueira/Secom-TO

Foto: Adilvan Nogueira/Secom-TO

Um dos maiores eventos na região Bico do Papagaio, a VII Exposição Agropecuária de Augustinópolis (Expoagra), terminou neste sábado, 7. O governador Wanderlei Barbosa marcou presença e trouxe importantes novidades para fortalecer a agricultura local. O evento ocorreu no Parque de Exposições de Augustinópolis e atraiu um grande público, consolidando-se como uma celebração das potencialidades agropecuárias da região.

AExpoagra é um evento anual que destaca o potencial agrícola e pecuário do Bico do Papagaio. O evento que está na sua sétima edição, desempenha um papel fundamental ao proporcionar um espaço para que produtores locais mostrem seus produtos e serviços, além de fomentar o desenvolvimento econômico da região.

Durante sua participação na Expoagra, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do evento para a economia local. "A Expoagra é uma vitrine para o Bico do Papagaio e toda a região. É aqui que podemos ver o potencial e a dedicação dos nossos agricultores e pecuaristas, para nós é uma grande satisfação estar aqui. Sabemos da potencialidade dessa região, um lugar de gente trabalhadora e de garra, garanto que estaremos dando todo suporte para aqueles e aquelas que trabalham no setor agro, sendo pequeno, médio ou grande produtor", destacou o governador.

O prefeito da cidade de Augustinópolis, Antônio Caires de Almeida, falou sobre a relevância da Expoagra para a cidade e agradeceu o apoio do Governo do Tocantins no fortalecimento da agricultura local. “O que o governador Wanderlei Barbosa está fazendo aqui em nossa cidade, e também na região, é algo inédito. Nunca tivemos um gestor com tanta dedicação ao Estado, somos muito gratos por isso. A nossa festa é muito bonita, a Expoagra não é só de Augustinópolis, mas de toda a região do Bico do Papagaio, ficamos honrados com a presença do Governador”, pontuou o prefeito.

Mesa Farta

Na oportunidade, o governador por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), entregou kits com sementes de milho e feijão como parte do Programa Mesa Farta, que tem como objetivo fortalecer a produção de alimentos na região, contribuindo para a segurança alimentar das famílias tocantinenses. Os kits foram distribuídos para 25 municípios da região.

O programa Mesa Farta desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Seagro, consiste na distribuição de sementes de frutas e hortaliças aos agricultores familiares, possibilitando a geração de renda e alimentos para cerca de 10 mil famílias nas comunidades rurais do Tocantins.

Nos kits do programa constam diversos tipos de sementes como: alface, salsa, cebolinha, coentro, couve, jiló, maxixe, melancia, pepino, pimenta de cheiro, malagueta, pimentão, quiabo, tomate, abóbora, maracujá e mamão. E ainda, dois potes de adubos de 3 kg cada.

Para o secretário da Seagro, Jaime Café, a participação do Governo do Tocantins no evento é de suma importância, visto a parcerias, como o Mesa Farta, que impulsionam o desenvolvimento agrícola da região. "Estamos no berço da agricultura familiar no norte do Estado. O Governador escolheu aqui para reiniciar o programa e todos os municípios do Tocantins vão ser beneficiados, por meio do Mesa Farta. Estar na  Expoagra, com iniciativas tão benéficas para região, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo", afirmou o secretário.

VII Expoagra

VII Expoagra de Augustinópolis iniciou dia  30 de setembro e finalizou a programação no dia 7 de outubro, no Parque de Exposição Agropecuária da cidade. A Expoagra de Augustinópolis destaca as potencialidades agropecuárias do norte do Estado, na área conhecida por sua produção agrícola e pecuária. A feira é anual e é considerada a maior do gênero na região do Bico do Papagaio, reúne produtores locais, expositores, e a população em geral em um ambiente onde são apresentados produtos e serviços relacionados ao setor agropecuário.

Além de promover o agronegócio regional, a Expoagra desempenha um papel fundamental no estímulo à economia local, gerando oportunidades de negócios, empregos temporários e fomentando o turismo na região. O evento também conta com programação cultural, com a realização de shows musicais e competições de rodeio.

São Bento

Ainda na região Bico do Papagaio, Wanderlei Barbosa compareceu na final da Copa Tá no Grale, campeonato de futebol promovido pelo vereador de São Bento, Ernandes Fernandes. O evento ocorreu na cidade de São Bento e o nome da copa é uma alusão ao famoso bordão do humorista e cantor, Evoney Fernandes, que é natural do município. (Secom/TO)