Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Um dos eventos cósmicos mais esperados do ano, o eclipse solar anular, será acompanhado por uma turma de cerca de 100 alunos da Escola Municipal Joaquim Sabino, do Lago Azul, no sábado, 14 de outubro, a partir das 14 horas, no campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), localizado na Avenida Amazonas, no Setor Cimba.

Os estudantes terão o acompanhamento das equipes do instituto e receberão óculos adequados com filtros especiais para visualizar o eclipse. Além da observação, haverá palestras e oficinas relacionadas ao fenômeno e sorteio de brindes. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína, IFTO e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

O eclipse do próximo sábado é resultado do alinhamento da lua entre a Terra e o sol, criando um “anel de fogo” brilhante. Quem mora nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderá ver o eclipse no formato anular, o mais completo. No restante do país, o fenômeno será visto parcialmente.