Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

Com o objetivo de manter o controle da raiva dos herbívoros, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza neste mês de outubro, ações de vigilância no campo - atendendo demandas de produtores rurais nos municípios de Pugmil, Paraíso, Pedro Afonso, Centenário, Rio Sono, Araguacema, Lajeado, Tocantínia, Miracema, Monte do Carmo, Silvanópolis, Novo Jardim, Gurupi, São Salvador, Jaú do Tocantins e Palmeirópolis.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Raydleno Mateus Tavares explica que a Adapec realiza semanalmente ações nos municípios, a fim de manter o controle da doença no Tocantins. “Só neste mês de outubro atenderemos 16 municípios com ações de monitoramento e cadastrando abrigo de morcegos hematófagos, em cavernas, cisternas abandonadas, em troncos de árvores, bueiros e outros locais que são abrigos desta espécie", disse Raydleno Mateus.

As equipes técnicas da Adapec já atenderam até agora os municípios de Pugmil, Paraíso, Pedro Afonso, Centenário e estão atuando atualmente nos municípios de Rio Sono, Araguacema, Lajeado, Tocantínia e Miracema, onde estão realizando atendimento a notificações de sugadora de morcegos em bovídeos e outros animais, controle populacional de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus, principal transmissor da raiva na zona rural, capturas noturnas em currais com uso de armadilhas.

Nestes municípios, os produtores rurais também são orientados sobre a importância da vacinação antirrábica dos herbívoros para prevenção da enfermidade, cuidados com manuseio dos animais suspeitos, formas de transmissões para o homem.

Notificação

A Agência alerta aos produtores para que em casos de suspeitas de animais com sintomas de raiva ou sinal de sugaduras, entre em contato com o escritório da Adapec mais próximo ou por meio do Disque Defesa no 0800 063 11 22.

O produtor é obrigado a notificar casos de doenças em animais à Adapec, e ele pode fazer o registro da suspeita de doença pelo site Agência.

Sintomas

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral com movimentos de pedalagem, dificuldades respiratórias, asfixia, levando assim o animal ao óbito que ocorre geralmente entre 3 e 6 dias após o início dos sinais. (Adapec/TO)