Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec

Foto: Keven Lopes/Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta quarta-feira, 14, os dados referentes à cobertura vacinal dos animais contra a raiva dos herbívoros no ano de 2023 no Tocantins. Foram vacinados 3.986.646 animais. Em virtude da importância da prevenção à saúde humana e animal, a Agência orienta os produtores rurais a manterem a vigilância por meio da vacinação, por ser este o método mais seguro e eficaz para garantir o controle dessa zoonose.

“Orientamos os produtores rurais, principalmente àqueles que estão em regiões com a presença do morcego hematófago Desmodus rotundus, principal transmissor da raiva, para não deixarem de vacinar seus animais. Mesmo que a vacina não seja obrigatória ela é fundamental para proteger o rebanho e evitar prejuízos econômicos,” destacou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Raydleno Mateus Tavares.

A Adapec orienta que o produtor vacine anualmente todos os seus animais a partir de três meses de idade, e destes animais, os primovacinados devem receber uma dose de reforço após 30 dias para uma imunização efetiva.

No Tocantins, a Adapec executa outras ações de controle da raiva dos herbívoros, como vigilâncias ativas, controle da população do morcego hematófago Desmodus rotundus, monitoramento de abrigos e orientação aos produtores rurais.

Sintomas da raiva dos herbívoros

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral seguido de morte que ocorre em média de 3 a 6 dias.

Em caso de suspeita da doença, espoliação em animais domésticos ou sobre a presença de abrigos de morcegos hematófagos em suas propriedades. Este produtor pode entrar em contato por meio do Disque Defesa no 0800-063-1122 ou dirigindo-se pessoalmente ao escritório da Adapec do seu município.