Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 19, acontece a abertura da exposição Psicosfera, do artista Brian Castro, na Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades de Gurupi. Haverá bate-papo com o artista às 19h e a exposição segue aberta até 1° de dezembro.

A exposição “Psicosfera” se constitui como uma viagem ao inconsciente do artista por meio de obras de arte que utilizam da técnica de colagem digital feitas a partir de imagens recortadas e rearranjadas, com a finalidade de gerar uma nova composição e novos sentidos e significados. 

As imagens selecionadas pretendem compor um portal para um universo onírico carregado de emoções diversas e intensas, com cenário que vão desde momentos importantes na história da arte até a contextualização regional, folclórica e mitológica. Os temas abordados nas obras são inquietações pessoais que se conectam facilmente com o inconsciente coletivo no qual o espectador está inserido.

A exposição comporta um duplo significado: é tanto a realidade absoluta, que inclui o interno e o externo ao ser, a materialidade e o sonho, quanto o maravilhoso que emerge no cotidiano ou na história. Elas são, em essência, a fusão do fantasioso e do real.

Brian Castroé um artista de 27 anos que nasceu em Araguaína, mas vive e trabalha em Palmas desde 2000. Autodidata, desenha desde criança. Licenciado em Teatro e especializando em Arte e Educação Contemporânea pela UFT, seus trabalhos se relacionam com temas socioambientais e elementos do subconsciente, a partir de referências regionais. Interessa-se por criação de cenários e personagens oníricos com cores saturadas e referência aos seres místicos da natureza. 

O artista participou da exposição imersiva no projeto Nave no Rock in Rio 2022, da exposição coletiva virtual SIA, Transmudação na Galeria de Arte do Sesc, fez parte da organização das 3 edições do PMW Street Graffiti, pintou o mural na OAB-TO, com o coletivo de graffiti “Abacaxi Urbano Crew”, e participou da exposição “Artistas Colecionáveis”, da CasaCor Tocantins.