Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os dias 17 e 19 de outubro, o projeto Nossa Energia estará presente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) III do Bairro Lago Azul, em Araguaína. A ação tem o apoio da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação. No Bairro, serão realizadas a substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED, que são mais econômicas e sustentáveis.

Além disso, serão oferecidas orientações para a comunidade, sobre o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) que oferece desconto de até 65% na conta de energia e ainda sobre o programa de renegociação de dívidas, o Desenrola Brasil. Este programa oferece descontos significativos, chegando até 75% no valor total das dívidas de clientes elegíveis. O evento acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) III do Bairro Lago Azul, em Araguaína, das 09h às 12h e das 14h às 16h

Apenas em Araguaína, segundo dados da concessionária, 5.832 famílias com Número de Identificação Social (NIS) têm direito à Tarifa Social (Baixa Renda), mas ainda não estão usufruindo desse benefício. Além delas, as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem aderir à Tarifa Social.

De acordo com o Analista de Eficiência Energética da Energisa, Domingos Júnior, a previsão é a de que mais de 1.4 mil lâmpadas em média sejam distribuídas no Bairro. Ele também agradeceu o apoio da Gestão Municipal nesta ação. "Além de conscientizar as famílias de Araguaína sobre os benefícios da Tarifa Social , é importante destacar o papel das lâmpadas LED no contexto do Nossa Energia. O Projeto visa proporcionar economia financeira para as famílias de baixa renda e também conscientizar a comunidade sobre o consumo consciente. Estamos empenhados em criar um impacto positivo, não apenas reduzindo custos, mas também promovendo práticas sustentáveis que beneficiem tanto os cidadãos quanto o meio ambiente", destacou.

Desenrola

A Energisa aderiu ao Desenrola Brasil, do Governo Federal, e, a partir da última segunda-feira, 09, oferece até 75% de desconto nas dívidas de clientes elegíveis ao programa em todas as nove distribuidoras do Grupo, inclusive no Tocantins. Com parcelamento em até 60 vezes e juros que não ultrapassam 1,99% ao mês, a fase atual da iniciativa tem o objetivo de regularizar a situação de pessoas físicas com renda de até dois salários-mínimos ou inscritas no CadÚnico. As negociações com a Energisa serão realizadas através da plataforma do Desenrola, disponível no site www.gov.br/desenrola e os clientes terão até 20 dias para realizar o procedimento. Vale salientar que, de acordo com as regras definidas pelo governo federal, apenas os clientes com dívidas leiloadas em procedimento realizado pela Bolsa de Valores de São Paulo (B3) poderão fazer o parcelamento em até 60 vezes junto a instituições cadastradas. Todos os clientes, no entanto, terão direito ao desconto de até 75% ofertado pela Energisa.

O Projeto

O projeto 'Nossa Energia' faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e realizado pela Energisa Tocantins em diversas cidades. O objetivo central do projeto é promover o uso eficiente da energia elétrica. Ele atua como um programa itinerante, alcançando várias localidades sob a cobertura da Concessionária. O 'Nossa Energia' desempenha um papel educacional e de conscientização ao oferecer orientações práticas para crianças e adultos em relação ao consumo consciente de energia, contribuindo também para o desenvolvimento sustentável.

A Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício concedido para famílias com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa; famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento – nesse caso com renda mensal de até três salários-mínimos; e famílias indígenas, quilombola ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Somente em Araguaína, 5.832 famílias têm direito, mas ainda não usufruem do benefício. além destes, que recebe o BPC também pode garantir o desconto. Basta atualizar o seu cadastro no CRAS mais próximo, que o desconto para quem se enquadra nas regras é automático.