Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Narubia, Laurez e Ayres estão na Ilha do Bananal para escolher o lugar do Centro de Eventos.

Narubia, Laurez e Ayres estão na Ilha do Bananal para escolher o lugar do Centro de Eventos. Foto: Divulgação Instagram @laurezmoreira

Foto: Divulgação Instagram @laurezmoreira Narubia, Laurez e Ayres estão na Ilha do Bananal para escolher o lugar do Centro de Eventos. Narubia, Laurez e Ayres estão na Ilha do Bananal para escolher o lugar do Centro de Eventos.

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, a secretária Estadual dos Povos Originários, Narubia Werreria, e o deputado federal Ricardo Ayres, estão na Ilha do Bananal - maior ilha fluvial do mundo - nesta segunda-feira, 16, em expedição para demarcação de área onde será construído Centro de Eventos que promete transformar o potencial turístico da região, elevando o Estado no ramo. 

Laurez, Narubia e Ayres compartilharam stories em suas redes sociais, hoje pela manhã, informando sobre a expedição. "Estamos aqui em Formoso (do Araguaia), prontos para entrar na Ilha do Bananal com o nosso vice-governador Laurez e o deputado Ricardo Ayres", confirmou Narubia. 

Para Laurez, esta segunda é um dia que vai ficar para a história do Tocantins. "A Ilha do Bananal é conhecida no mundo inteiro. E os nossos índios, a nossa cultura, são muito importantes. Eu não tenho dúvidas que a construção do Centro de Eventos vai transformar a Ilha do Bananal em um dos maiores polos turísticos não só do Brasil, mas do mundo", garante o vice-governador.

Na visão de Ayres, o turismo é o grande potencial do Tocantins. "Estamos aqui para identificar o local em que nós vamos fazer um grande Centro de Eventos na Ilha do Bananal, para explorar o nosso maior potencial, que é o turismo", reforçou o deputado. 

Proposta defendida no Ministério dos Povos Indígenas 

A ideia é que o Centro de Eventos seja um lugar para promoção de atividades econômicas, esportivas e culturais, vinculadas ao etnoturismo e ao ecoturismo. A proposta foi apresentada ao Ministério dos Povos Indígenas em junho de 2023. Na oportunidade, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, recebeu representantes do Tocantins. 

O objetivo dessa iniciativa é promover o desenvolvimento socioeconômico da região, de forma integrada aos direitos dos povos originários que habitam a região.