Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Literatura

Foto: @anabernhardnichele

Foto: @anabernhardnichele

Neste mês de outubro, o projeto Literatura na Biblioteca apresenta um bate-papo literário com a escritora Ana Bernhard, que irá apresentar seu novo livro Anien do céu: Um humano no meu quintal. O bate-papo terá mediação do artista plástico e professor Pablo Marquinho. O evento acontece nessa terça-feira, 17, a partir das 19h, na Biblioteca do Centor de Atividades do Sesc Palmas. 

Anien do céu: Um humano no meu quintal, é um livro em quadrinhos de ficção científica e fantasia da escritora Ana Bernhard. A obra conta a história da alienígena Anien que, após uma tempestade solar que atingiu seu planeta, acaba tendo que permanecer em casa em quarentena. Durante esse tempo, ela se ocupa lendo livros, assistindo filmes e fazendo atividades até receber a visita inesperada de um astronauta humano que acaba mudando sua vida completamente. O livro é um convite a ver o mundo por novas perspectivas, apreciando momentos e sempre buscando as coisas do alto.

Sobre a autora

Ana Bernhard é artista, designer e arquiteta formada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ela é apaixonada por arte, livros, natureza e coisas do céu, e sempre busca inspiração em suas paixões. Atualmente, Ana está lançando seu primeiro livro de quadrinhos, Anien do céu: Um humano no meu quintal (2023), escrito e ilustrado por ela mesma. Você pode encontrar os trabalhos da artista através dos perfis @anabernhardnichele e @aniendoceu, no Instagram.

Sobre o mediador

Pablo Marquinho é licenciado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Além de suas áreas de formação, Pablo desenvolve pesquisas nas áreas de cinema, histórias em quadrinhos, gravuras e arte de rua. Suas produções artísticas têm como foco as relações do homem com a própria cultura e seus impactos na vida social e cotidiana, que o artista expressa através de produções textuais, grafitti ou xilogravuras.

Literatura na Biblioteca

O projeto Literatura na Biblioteca tem como objetivo provocar uma reflexão por meio da aproximação da literatura e de debates que incentivem a compreensão, possibilidades, semelhanças e diferenças a partir de obras desenvolvidas. Oportunizando ao leitor conhecer e ser sensibilizado para leitura e descoberta de novos títulos e autores, gêneros e textos com estilística diferenciada, que provoque reflexão de temas cotidianos, para além de relações amorosas e conflitos familiares. Em especial, buscando valorizar autores e livros do estado do Tocantins.