Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza neste mês de outubro o 2º levantamento semestral para monitoramento de Pragas Quarentenárias da Citricultura no Tocantins. Ao todo, serão inspecionadas cerca de 100 propriedades em áreas comerciais e não-comerciais.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Fruticultura, Helcids Sá, este levantamento, que inclui a inspeção de todas as áreas de cultivos de citricultura no Tocantins em áreas comercias e não-comerciais (pomares caseiros), é uma das exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e é realizado duas vezes ao ano, onde os técnicos da Agência fazem o monitoramento para detecção das pragas, Cancro Cítrico e HLB e delimitação da praga Pinta Preta.

Em caso de suspeitas, são realizadas colheitas de amostras que são encaminhadas para laboratórios oficiais para averiguações.

Nessa terça-feira, 17, a equipe da Adapec esteve no Projeto Gurita, no município de Itapiratins, onde atualmente existe uma área plantada de 40 hectares de laranja, limão e tangerina. “Esta é uma área de um potencial grande para a produção de frutas cítricas para o Tocantins e nosso objetivo é manter o estado do Tocantins livre das pragas quarentenárias que atacam as espécies do gênero citrus, além de outras frutas, por isso, estamos realizando este trabalho de inspeção em todo o Estado,” disse Helcids Sá.

O proprietário do Projeto Gurita, Laudemir Marcante que já possui experiência no cultivo de frutas, ressaltou que o investimento feito na citricultura visa o crescimento do setor dentro do Estado, e pelo fato do Tocantins estar isento de algumas pragas que afetam os citrus. “Este trabalho que a Adapec está realizando é de fundamental importância neste monitoramento e controle fitossanitário da citricultura, que pode se tornar uma grande fonte de renda para o Tocantins. A citricultura é uma das culturas mais rentáveis, por isso, o cuidado deve ser essencial para evitar a presença de pragas,” destacou Laudemir.