Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Esta semana, os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deram início às pesquisas para o 2º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24. O trabalho seguirá até o dia 21 deste mês. Este estudo de campo visa fornecer informações essenciais para orientar o setor agrícola do país.

A pesquisa avalia a área destinada ao plantio de culturas de primeira safra, como algodão, amendoim, arroz, feijão, milho e soja. Será monitorado o percentual já semeado. Além disso, também estão sendo coletadas informações detalhadas sobre as condições das lavouras, incluindo questões climáticas, incidência de pragas e doenças que podem afetar o desempenho das culturas. O trabalho de campo inclui também dados sobre a oferta e demanda por insumos e crédito rural, o que permite entender a disponibilidade de insumos agrícolas e a acessibilidade ao benefício.

Além das culturas de primeira safra, a pesquisa também está atualizando informações sobre as culturas de terceira safra e de inverno, como feijão, milho e trigo. Isso inclui dados sobre o percentual de área já colhida, produtividade e qualidade dos produtos colhidos. Para coletar esses dados de maneira abrangente e precisa, equipes de pesquisa estão realizando visitas a campo e estabelecendo contato telefônico com diversas instituições parceiras.

O resultado deste levantamento é importante para orientar políticas agrícolas, decisões de investimento e planejamento estratégico no setor agrícola do Brasil. Os dados coletados ajudarão a compor o Boletim a ser divulgado pela estatal no dia 9 de novembro. (Conab)