Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A programação da XV Mostra de Cultura, Arte e Teatro (Mosca), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), começa nesta quinta-feira (19) no campus Palmas e segue até sexta-feira (20). A mostra tem como objetivo apresentar para a comunidade acadêmica e comunidade externa, os artistas que interagem com o curso de licenciatura em Teatro da UFT, seja por meio das disciplinas, projetos de extensão e/ou parcerias institucionais.

Nesta edição, o curso de teatro comemora a décima quinta edição da mostra, acolhendo o público no novo bloco do curso. Com dois dias de duração, a mostra receberá apresentações de artistas de Palmas e Gurupi, contará com a palestra: Formação, arte e infância com a educadora doutora e contadora de histórias, Luciana Hartman, professora associada no Departamento de Artes Cênicas da UnB e com oficina de atuação para produções audiovisuais com o cineasta Nival Correia, da Spatium audiovisual. Para participar da oficina com Nival Correia os interessados devem fazer a inscrição no link: https://forms.gle/JPimszsQTQgZzbmt7.

A programação do primeiro dia, 19, ocorrerá nas dependências da reitoria e na sexta-feira, 20 conclui-se com início no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (CUICA), as 19h e seguindo para o bloco do curso de Teatro. Encerrando as comemorações da décima quinta edição, o Centro Acadêmico Epopeia organizou a festa ‘Salto 15’ em parceria com o Lanterna Lounge. Os horários e locais seguem conforme a programação abaixo.

Programação 

Quinta, 19 de outubro – Reitoria:

19h-  Abertura com o espetáculo “Velha Totonha” – Direção: Arthur Paião, atriz: Atemisa Suarte.

19h20 - Palestra: Formação, arte e infância com a educadora Doutora e contadora de histórias, Luciana Hartman, Professora Associada no Departamento de Artes Cênicas da UnB – (Auditório da reitoria).

Após palestra - Troca da Sapatilha – Mosca: Lorrane Casimiro (Auditório da reitoria)

Sexta, 20 de outubro – Início no CUICA:

19h- Concentração do cortejo, em frente ao Cuica.

19h30: Orquestra de Cajón - Batucajón - Peça: Baianescer de Ruiter Castro (Corredor bloco de Teatro).

19h35- Arthur Paião performa como Serotonina (Drag Queen) – (Corredor bloco de Teatro).

19h45- Foi a ausência que transformou os macacos em humanos – Encenação com direção de Marsial de Asevedo, elenco: Raiane Oliveira, Tiago Wender, Thiago Omena, Vanessa Araujo, na operação de luz e som: João Pedro Macedo. (Laboratório de Encenação – Bloco de Teatro)

20h20 (Programação Simultânea):  Imersão d’corpo – Performance de Márcio Telles de Souza Malta  –  (Área externa do bloco de Teatro).

20h20 (Programação Simultânea): Meias coisas - Atriz, performance e idealizadora: Denise Nunes Brito, cenotécnico: Witallo Batista (Laboratório de Práticas Cênicas 02 / bloco de Teatro)

20h45: Entorno-  Músico: Heitor Martins Oliveira (Laboratório de Música/ bloco de Teatro)

20h55: Cartas – Direção: Adailson Costa dos Santos, ator: Kenedy Fachini (Laboratório de Encenação / bloco de Teatro)

21h35: Para 2 – Encenador/figurinista: Carlos Daniel Barbosa Pajeú, elenco: Daniel  Barbosa da Silva Martins e Carlos Daniel Barbosa Pajeú, Luz e som: Rodrigo Amorim Soares (Laboratório de Encenação / bloco de Teatro)

21h45: Serotonina (Drag Queen) – (Corredor bloco de Teatro).

22h30: Festa Salto 15 (Lanterna Lounge Bar) – Entrada franca até 23h com nome na lista (link disponível até as 20h do dia 20): https://www.lanternaloungebar.com.br/lista