Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Vinícius Santa Rosa/Secom-TO

Foto: Vinícius Santa Rosa/Secom-TO

O Governo do Tocantins participou nessa terça-feira, 17, do primeiro encontro do Plano Amas - Amazônia: Segurança e Soberania, realizado no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Estado foi representado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa; pelo comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Márcio Antônio Barbosa; pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CBMTO), coronel Carlos Eduardo de Souza Farias; e pelo delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins (PCTO), Claudemir Luiz Ferreira.

Plano Amas é uma estratégia desenvolvida pelo Governo Federal para combater a criminalidade na região da Amazônia Legal, levando em consideração as necessidades específicas de segurança dos estados que atuam diretamente na proteção da Amazônia. Em junho deste ano, foram destinados R$ 2 bilhões, provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Fundo Amazônia, para infraestrutura, operações e monitoramento em cada estado, além de ações conjuntas.

O secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa Mota, afirmou que o Plano Amas fortalecerá o combate à criminalidade de forma abrangente. "Elaboramos um programa que fortalecerá os eixos de segurança pública, englobando crimes ambientais e questões relacionadas a organizações criminosas e tráfico de drogas. Com novos equipamentos, materiais e integração entre as forças, seremos capazes de reduzir a criminalidade na Amazônia, um tema debatido mundialmente", ressaltou. 

Participação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar 

Tanto a Polícia Militar quanto o Corpo de Bombeiros participam ativamente do Plano Amas. O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, destacou que o encontro esclareceu as estratégias para a utilização dos recursos. "Como força policial militar, acreditamos que essa é a abordagem correta para combater crimes dessa natureza. Essa integração nos torna um Estado e uma nação fortes no combate aos crimes que afetam nossa sociedade. Parabenizo o Governo Federal e destaco a visão do governador Wanderlei Barbosa ao determinar a participação do Tocantins nessa missão", pontuou o coronel Márcio Antônio Barbosa. 

O comandante-geral do CBMTO, coronel Carlos Eduardo Farias, ressaltou que essa é uma oportunidade para fortalecer a atuação do Corpo de Bombeiros na área da proteção ambiental, que também faz parte da missão da corporação. "Um dos pilares do governador Wanderlei Barbosa é o desenvolvimento sustentável e, com o investimento em segurança, voltado especificamente para essa área, o Corpo de Bombeiros também terá a oportunidade de contribuir para o crescimento sustentável do Estado", afirmou o coronel.

Plano Amas

Plano Amas atua nos seguintes eixos: aparelhamento e modernização; capacitação e valorização profissional; soberania; Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci); operações integradas; integração e conectividade; ordem pública/gestão e governança. Dessa forma, contribui para a redução da taxa de desmatamento ilegal e do número de crimes ambientais e conexos na região de atuação do programa. (Secom/TO)