Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), conclama todos os produtores rurais que têm animais de produção sob sua responsabilidade para realizar a declaração obrigatória das espécies entre os dias 1º e 30 de novembro de 2023. O objetivo é assegurar o controle sanitário dos rebanhos e assim garantir o avanço dos status sanitários primordiais para a manutenção e abertura de novos mercados.

De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, com a suspensão da vacinação contra febre aftosa em 2022, a vigilância tem atenção redobrada. “O recenseamento pecuário é fundamental para o controle e prevenção de doenças, pois envolve todas as espécies animais existentes na propriedade: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas e animais aquáticos”, destacou.

A expectativa é de que mais de 62 mil produtores rurais procurem presencialmente as unidades da Adapec para realizar a atualização cadastral dos animais. Para mais informações está disponível o telefone 0800 063 11 22.  

Após o período da campanha, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) estará condicionada a atualização cadastral. Além de ter a ficha bloqueada para movimentação dos animais, o pecuarista poderá ser multado por propriedade não declarada.

Dados

O Tocantins conta com 11,5 milhões de bovídeos; 193.377 equinos; 161.661 asininos; 33.089 muares; 3.659 suínos; caprinos 10.041 e 91.827 ovinos. Na campanha realizada em maio de 2023, foram declaradas 92,90% das propriedades, das 72.214 registradas com explorações pecuárias (agrupamento de uma ou mais espécies de animais dentro de uma propriedade).