Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação MST Tocantins

Foto: Divulgação MST Tocantins

Oito militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram presos na noite dessa quarta-feira, 18, pela Polícia Militar, em Marianópolis/TO. Eles foram levados para a cidade de Paraíso de Tocantins e liberados na madrugada desta quinta, 19. Segundo o MST, houve truculência. 

Os militantes do movimento tentam estabelecer o Acampamento Beatriz Bandeira desde a semana passada, às margens da rodovia TO-080, em terra pública da União que, segundo o MST, está sendo grilada por fazendeiros do agronegócio. A ocupação, segundo o movimento, vai de encontro à Jornada Nacional por Terra e Comida de Verdade para o Povo, um movimento nacional.

A PM retirou o acampamento na noite do dia 16 e a reocupação, nessa quarta-feira, resultou nas detenções. O movimento divulgou em suas redes sociais relato sobre as prisões, alegando que as famílias foram novamente violentadas por "uma intervenção ilegal da Polícia Militar". Segundo os trabalhadores sem terra a atuação da polícia não estava amparada por decisão judicial. 

As famílias resistem no acampamento. De acordo com o secretário de Formação do Partido dos Trabalhadores (PT) do Tocantins, Rilton Faria da Silva, lutar não é crime e se os fazendeiros estão incomodados, que entrem na justiça. "A polícia militar não pode agir como segurança particular de fazendeiros. Ao mesmo tempo, as polícias estaduais não investigam e nem punem quem ameaça e agride trabalhadores/as rurais, queima casas e invade terras de posseiros e quilombolas. Reforma agrária: uma luta de todos!", afirma. 

Posicionamento da Polícia Militar 

A Polícia Militar enviou ao Conexão Tocantins o relatório da ocorrência. Sete homens e uma mulher foram presos (com idades de 24 a 60 anos de idade). Segundo a PM, ao chegar no local do acampamento, a equipe colheu o relato dos envolvidos e orientou que os ocupantes se retirassem do local, os quais concordaram e pediram um tempo para retirarem os materiais que foram utilizados na construção de algumas estruturas de moradia. 

Entretanto, oito indivíduos teriam se recusado a acatar a ordem policial e foram detidos e conduzidos juntamente com quatro aparelhos de celular e uma motocicleta marca Honda na cor preta (que, segundo a PM, apresentou placa e chassi adulterados), à Delegacia de Polícia Civil de Paraíso. No local foi lavrado o auto de prisão em flagrante em face da Lei 4.947 de 1966 (Invasão de terras da União, dos Estados e dos Municípios).

Liberados 

Os oito integrantes do MST foram liberados por volta das 1h30 da madrugada desta quinta-feira, 19, de acordo com o movimento.