Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Shara Alves

Foto: Shara Alves

“Autoconhecimento, preparação e presença, estas são as três pedras angulares de um bom tribuno”. A afirmação é do promotor de Justiça Rogério Mota, coordenador do Núcleo Tribunal do Júri (MPNujuri) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), durante mais uma edição do projeto “Saber MP - Democratizando o Conhecimento”, que aconteceu na última sexta-feira, 20, com estudantes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

O projeto foi realizado dentro da programação do Congresso de Direito Penal, tendo como um dos palestrantes o promotor de Justiça Rogério Mota, que explanou sobre o tema “Atuação e a Carreira no Tribunal do Júri”.

Foto: Shara Alves 

Durante o evento, o promotor de Justiça destacou que o Tribunal do Júri garante a participação popular no Sistema de Justiça, sendo este espaço o único democrático do Judiciário e explanou sobre o papel do Ministério Público, incumbido da acusação, em defesa da sociedade.

A diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, participou do evento e abriu a palestra falando acerca da importância do projeto “Saber MP”, que já alcançou mais de 1500 acadêmicos de diversas universidades do estado. “É fundamental que o Ministério Público esteja em contato direto com a academia, contribuindo com a formação teórica e cidadã”, ressaltou.

Saber MP

O projeto “Saber MP – Democratizando o Conhecimento” foi criado em 2022, com o objetivo de aproximar o Ministério Público da comunidade acadêmica, e conta com a participação de procuradores e promotores de Justiça, que dialogam com estudantes de direito e de outras áreas relacionadas à atuação do MPTO. (Ascom MPTO)