Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Barulho, fumaça, diversas viaturas, dezenas de profissionais e um carro de som foram alguns dos elementos que fizeram parte da simulação realística realizada pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e pelo Corpo de Bombeiros no último dia 21. A encenação de um prédio incendiado com dezenas de moradores feridos, após a explosão de um gás de cozinha, despertou a curiosidade que passavam pela Avenida Cônego João Lima, em frente à Praça do Galo, no Entroncamento.

A estudante Ketely Vitória dos Santos foi uma das moradoras que parou para assistir e filmar a simulação. “São profissões essenciais para a nossa população e achei muito interessante e importante ver eles agindo e com tanta rapidez”, afirmou.

Mais de 30 socorristas participaram da ação, que tiveram o intuito de qualificá-los no Atendimento a Incidentes de Múltiplas Vítimas. “A cidade cresceu e estamos com muitas empresas, inclusive de grande porte, e se eventualmente acontecer uma situação real como essa, os nossos profissionais estarão preparados para atender e salvar vidas, que é o mais importante”, explicou o prefeito Wagner Rodrigues, que acompanhou presencialmente o treinamento.

Corpo de Bombeiros 

Antes do Samu iniciar os atendimentos e o socorro das vítimas fictícias nos locais, foi preciso aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros. Conforme o comandante Tenente Coronel Clóvis Carneiro, o procedimento é fundamental para oferecer segurança a todos que estão na ocorrência.

“Nós utilizamos equipamentos de proteção respiratória, térmica e outros que abrem caminhos e acessos. Então nossa equipe é preparada para atuar na situação mais inóspita possível. Após estabilizarmos a cena e retirarmos os riscos de incêndio e de calor, aí sim outros profissionais podem adentrar ao local”, explicou o comandante.

Presenciar a cena também agregou conhecimento para a estudante de fisioterapia Ellen Rayanne Silva. “Achei muito interessante e penso também o quanto o fisioterapeuta é importante, pois pode atuar na área intensivista, atendendo as vítimas que foram direcionadas para UTI ou no pós, que é a reabilitação”, comentou.

Técnica especial

O médico e diretor técnico do Samu, Danilo Canedo, explicou o quanto o treinamento foi uma oportunidade de aplicar o conhecimento teórico e prático em múltiplas vítimas por meio do método de triagem START (Simple Triage And Rapid Treatment), que em português significa Triagem Simples e Tratamento Rápido.

“O atendimento de uma situação dessa é completamente diferente do que fazemos no cotidiano. No caso da simulação, o método START oferece aos socorristas a possibilidade de atender e salvar o maior número de vítimas no menor tempo possível”, informou o diretor.

As vítimas atendidas foram triadas no mesmo local e, conforme a gravidade, foram encaminhadas para a UPA ou HRA. Nas unidades, elas passaram por uma simulação de entrada e atendimento.

Experiência válida

Para representar as 20 vítimas em cena, estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem do Unitpac (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos) participaram da simulação e foram os figurantes no acidente. Dentre eles, estava Lyara Almeida, que foi classificada pelo SAMU como uma vítima “verde”, ou seja, teve ferimentos superficiais e conseguiu andar em direção aos socorristas.

“Foi uma experiência nova e diferente. Para mim, como estudante de Medicina, consegui aprender bastante, tanto na parte do que as vítimas vivenciam e da ação dos socorristas também”, contou a figurante.

Treinamento de equipe

Além dos colaboradores do Samu, Corpo de Bombeiros e Unitpac, outros 30 profissionais do 2° BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), 2°BPM (Batalhão da Polícia Militar), ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) e Defesa Civil participaram ativamente da ação.

A simulação realística contou ainda com o apoio do BPMRED, Secretaria da Saúde de Araguaína, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), HRA (Hospital Regional de Araguaína), ESPA (Escola de Saúde Pública de Araguaína), Energisa e FACIT (Faculdade de Ciências do Tocantins).

(Foto: Marcos Filho Sandes)