Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Zezinha Carvalho/Secom-TO

Foto: Zezinha Carvalho/Secom-TO

O secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e presidente do Partido Verde no Tocantins (PV), Marcelo Lelis, não descarta colocar seu nome na disputa pela Prefeitura de Palmas. Em entrevista ao Conexão Tocantins, na manhã desta terça-feira, 24, o pevista ressaltou que seu grupo político é o do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e que prioriza a gestão ambiental junto ao Governo, mas que não pode negar sua paixão por Palmas, caso haja um chamamento das bases pela sua candidatura

O PV de Lelis, junto com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), formaram nas Eleições 2022 a Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil) no Tocantins. As lideranças destas siglas têm articulado metas e em novembro deve ocorrer o primeiro encontro regional, em Palmas. Em decisão recente, o PCdoB elegeu a jornalista Roberta Tum para a presidência do Diretório Metropolitano da sigla e a lançou como pré-candidata à prefeita da Capital. 

No entendimento de Marcelo Lelis, a chegada de Roberta Tum à presidência do PCdoB metropolitano e sua pré-candidatura ao cargo de prefeita de Palmas é uma decisão a ser comemorada. "A gente comemora muito, porque a gente sente nas ruas de Palmas que o palmense deseja nessa eleição votar em alguém que tenha uma história na cidade, que tenha um vínculo muito estabelecido com Palmas. O palmense pretende votar em um legítimo palmense e a Roberta Tum tem todas essas características, como outros petistas e pevistas também têm", declarou. 

Sobre a possibilidade de também colocar o nome na disputa pela Prefeitura de Palmas, o pevista ressaltou que o grupo está começando a discutir as possibilidades na Federação. "É o início do processo, estou muito feliz à frente da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, compondo a gestão do governador Wanderlei Barbosa, que é o comandante do nosso grupo político. É uma discussão que tem várias frentes, tem essa frente do grupo comandando pelo governador Wanderlei Barbosa a qual eu pertenço e tem também a frente da Federação que engloba o PT, o PV e o PCdoB", disse. 

Respeito e Paixão por Palmas

Marcelo Lelis tem se mostrado bastante articulado e flexível politicamente. Compondo o governo de direita de Wanderlei Barbosa e fazendo parte de uma federação de esquerda, o pevista amplia seus horizontes, está preparado e aguarda sua vez caso haja o chamamento popular. 

"Componho o Governo numa pasta importante e meu grupo é o grupo do governador Wanderlei; e se, porventura, esse grupo comandado pelo governador Wanderlei decidir por esse caminho e se o grupo também da Federação (PV, PT e PCdoB) entender que é um bom caminho, eu não tenho como negar a minha paixão e minha relação com Palmas. Se eu disser que não sou apaixonado por Palmas, se eu disser que essa é uma oportunidade que eu não gostaria de ter, eu estou mentindo e não há necessidade de fazer isso. Respeito a decisão do nosso grupo em dizer que meu foco nesse momento é a gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, mas, se porventura, no momento oportuno, um chamamento vier, eu não tenho como dizer que isso é algo, é uma oportunidade que eu não gostaria de ter. Claro, é o que lutei muito, em toda a minha vida, em toda a minha história profissional e política", afirmou Lelis. 

Foco no Meio Ambiente 

O foco no momento, entretanto, segundo Lelis, é a Semarh. O secretário afirma estar muito feliz à frente da pasta e enaltece o comando do governador Wanderlei Barbosa. "Estou muito feliz com a missão e muito feliz em ser auxiliar do governador Wanderlei Barbosa. O governador é uma pessoa simples, autêntica e extremamente comprometida com o Tocantins e que tem governado com muita sabedoria. [...] Ele prefere estar em campo, conversando diretamente com as pessoas e verificando in loco as obras, do que somente a burocracia do Palácio. Isso tem feito do governo um governo extremamente bem avaliado, um governo com resultados extraordinários. Então, sou muito feliz por participar desse governo, comandado por esse gestor", analisou. 

Questionado sobre o apoio recebido na gestão ambiental do Estado, Marcelo Lelis deixou claro a visão do governador: "Um lema dele é: 'preservação e produção podem e devem andar juntos'. Estamos no Matopiba, é uma fronteira agrícola, mas ao mesmo tempo estamos na Amazônia Legal, que é uma área vital, não só para o Brasil, mas para o planeta. Então, esse equilíbrio entre produção e preservação, entre meio ambiente e o agro, deixando claro para as duas partes que elas podem e devem andar juntas, porque muitas das áreas que queremos preservar estão sob domínio do agro e o agro, de outra parte, entende que o mundo já tomou a sua decisão que é comprar de quem produz de maneira sustentável. Então, isso é algo muito forte no governador Wanderlei. Um dos protagonistas da gestão Wanderlei Barbosa é a Semarh, a Secretaria do Meio Ambiente e a gente fica muito feliz com isso", informou o secretário. 

Perfil

Marcelo Lelis é personagem ativo da história de Palmas, tendo sido pioneiro na gestão ambiental da Capital com a implantação de parques e jardins. Em 2001 assumiu a presidência da Agência de Meio Ambiente e Turismo (Amatur), implantando o projeto de turismo para a cidade e para o distrito Taquaruçu. É ex-vereador da capital, ex-deputado estadual e disputou as eleições para prefeito de Palmas por duas vezes contra Raul Filho (2008) e Carlos Amastha (2012).