O Governo do Tocantins vem realizando investimentos em adequações nas praças esportivas dos municípios de todo Estado. Para dar início às atividades previstas, nessa terça-feira, 24, o governador Wanderlei Barbosa reuniu-se com o ministro do esporte, André Fufuca, para solicitar o apoio do Governo Federal no desenvolvimento e implantação de projetos de infraestrutura esportiva educacional no Estado.
A audiência, solicitada pelo deputado federal Vicentinho Júnior, contou com a presença do secretário executivo dos Esportes e da Juventude do Tocantins, Atos Gomes de Araújo, do secretário extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior, e de uma equipe técnica. Na ocasião, foram apresentados os projetos prioritários para os quais o estado busca a viabilização dos convênios de repasse de recursos.
Na defesa das propostas, o governador Wanderlei destacou a importância das praças esportivas para as comunidades. “Os investimentos em construção e adequações são de grande importância para promover o esporte e proporcionar qualidade de vida e até mesmo novas oportunidades para a juventude tocantinense. Agradecemos o apoio do Governo Federal, que fortalecerá nossa infraestrutura esportiva e possibilitará um ambiente mais acessível e inclusivo para todos os cidadãos do Tocantins”, afirma.
O Governo do Tocantins está pleiteando os projetos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06), que possibilita a alocação de recursos de renúncia fiscal em projetos esportivos em todo o Brasil. Esta legislação, não apenas fornece uma estrutura jurídica, mas também representa um avanço significativo na promoção do esporte como um meio de inclusão social. Dentre as propostas do Tocantins, destacam-se: a construção de dois ginásios poliesportivos em Palmas; a edificação de um estádio municipal em Gurupi; a construção de um ginásio na região do Bico do Papagaio, dentre outros.
Atos Gomes ressaltou que é preciso diversificar os espaços para fortalecer o esporte. “A construção de outras praças esportivas visa fortalecer ainda mais o esporte, tanto na região sul quanto na região norte do Estado. As propostas de ginásios e estruturas para praças formam um elo que beneficiará todo o esporte, proporcionando um ambiente mais robusto e diversificado para a nossa juventude”, finaliza o secretário.
Tocantins Olímpico
Na audiência também foram apresentados os orçamentos para expansão do programa Tocantins Olímpico, para o qual o ministro André Fufuca se comprometeu em apoiar e disponibilizar recursos. O Tocantins Olímpico é o maior programa esportivo, voltado para o combate às drogas, desenvolvido no Estado. Os novos investimentos pleiteados serão utilizados na construção de um centro poliesportivo, em Palmas, para receber esportistas da região norte do país.