Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Aldemar Ribeiro/Secom-TO

Foto: Aldemar Ribeiro/Secom-TO

O Governo do Tocantins promove até esta sexta-feira, 27, treinamento de servidores e gestores de 18 órgãos do Estado para uso da Plataforma Target, um software de governança para planejamento estratégico, acompanhamento de projetos e indicadores. 

Promovida pela Casa Civil em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a capacitação, que teve início na segunda-feira, 23, visa apresentar para 51 servidores estaduais as funcionalidades da plataforma, que consiste em um software com mais de 10 anos de mercado, amplamente adotada por mais de 25 grandes organizações. 

O treinamento é ministrado pelo gerente de Projetos da Facilit Tecnologia LTDA, Fred Augusto, que pontua a importância do sistema para avaliação das ações governamentais: “Essa ferramenta digital oferece uma abordagem sistemática para o planejamento estratégico, projetos e indicadores. Por meio dela, as informações são inseridas no sistema, que, de maneira automática, cria e monitora indicadores de desempenho em todas as áreas. Além disso, a plataforma facilita a geração de relatórios e gráficos dinâmicos, possibilita o compartilhamento de resultados e oferece relatórios gerenciais que consideram o desdobramento estratégico dos projetos em diferentes formatos”, esclareceu Fred Augusto. 

Os gestores estão sendo treinados para acessarem a plataforma e coletarem as informações essenciais para avaliação e execução dos projetos e programas do Governo do Tocantins. "Na plataforma acompanhamos todos os projetos prioritários do Governo do Estado, buscamos as evidências e dados das metas das ações, e o monitoramento estratégico, engajando os servidores para acompanhamento e eficiência da gestão. Todo o processo de treinamento visa a formação da equipe de servidores para o manejo dessa plataforma, das funcionalidades, como inserir as informações dos projetos, programa ou obra estratégica para que de forma assertiva tenhamos as informações precisas e céleres para a tomada de decisões", destacou Simone Brito, assessora de Governança e Gestão Estratégica da Casa Civil do Tocantins. 

"Nosso objetivo é fortalecer a governança dos planejamentos estratégicos e dos projetos prioritários do Governo do Tocantins, alinhado com nossa perspectiva de geração de valor público para a sociedade, promovendo um impacto real e positivo em nosso Estado", pontuou o chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes. 

O presidente da ATI, Alírio Felix, destacou que o treinamento habilita representantes de todo o Governo do Tocantins a utilizar a ferramenta, permitindo que o processo de monitoramento dos projetos estratégicos seja sistemático e contribua para as tomadas de decisão dos gestores estaduais, além de aperfeiçoar a entrega de resultados para a sociedade. 

Com a capacitação desses 51 servidores estaduais na Plataforma Target, o Governo do Tocantins dá um passo significativo na modernização da gestão pública, promovendo maior eficiência e agilidade na tomada de decisões, além de integrar os colaboradores e departamentos em prol de um governo mais eficaz e transparente.