Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Pablo Le Roy / MCom

Foto: Pablo Le Roy / MCom

O Ministério das Comunicações (MCom) comemorou os primeiros financiamentos diretos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) aprovados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão destinados a dois projetos que vão levar conexão de internet banda larga de qualidade a 40 escolas públicas localizadas em 20 cidades na Amazônia Legal e em Minas Gerais.

Ao todo, 6,5 mil alunos serão beneficiados com as duas iniciativas apoiadas, que incluem a implantação de 535 km de fibra ótica e mais de 9,5 mil novas conexões ao longo das rotas até as instituições de ensino, em localidades que atualmente não contam com serviço de internet adequado.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou o compromisso do governo federal com a pauta da conectividade significativa da sociedade brasileira, em especial, das escolas públicas. “Após 23 anos de espera para ser utilizado em benefício da sociedade, o Fust será utilizado. Portanto, essa é uma conquista de toda a sociedade brasileira”, afirmou o ministro, que ressaltou o esforço da equipe do órgão, do conselho gestor do Fust e do BNDES.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, assinalou que a conexão nas escolas não é apenas questão de infraestrutura. “Significa abrir portas para o futuro, garantindo que nossos jovens tenham acesso a mais informação e mais oportunidades. Essa é uma prioridade do governo Lula, e estamos comprometidos em fazer a diferença na vida de milhares de estudantes, conectando-os ao século 21 e preparando-os para os desafios de um mundo cada vez mais digitalizado", declarou Mercadante.

As operações aprovadas ocorrerão por meio do Programa BNDES/Fust e terão custo financeiro em Taxa Referencial. O BNDES é o único agente financeiro habilitado a aplicar recursos do fundo, que foi criado por lei em agosto de 2000 e esteve contingenciado desde então.

Um dos financiamentos, no valor de R$ 10 milhões, será destinado ao atendimento de 14 escolas em cinco municípios do extremo norte do Tocantins, localizados na Amazônia Legal: Wanderlândia, Riachinho, Ananás, Angico e Nazaré. Além de beneficiar 2,4 mil alunos, o projeto da provedora regional Aranet Comunicação vai criar 5 mil novas conexões à internet ao longo dos 198 km de fibra ótica que serão implantados no caminho até as unidades de ensino.

Em outro financiamento, no valor de R$  20 milhões, 26 escolas em 15 cidades de Minas Gerais passarão a contar com internet de qualidade. A iniciativa vai impactar 4,1 mil alunos em Belo Vale, Bonfim, Camacho, Carmópolis de Minas, Carrancas, Córrego Fundo, Crucilândia, Ingaí, Lavras, Moeda, Oliveira, Passa Tempo, Piracema, Rio Manso e Santo Antônio do Amparo. O projeto da Sempre Telecomunicações, uma das maiores provedoras do estado, inclui a abertura de 4,5 mil novas conexões na rota de 337 km de fibra ótica que será implantada até as escolas.

O presidente do Conselho Gestor do Fust, Maximiliano Martinhão, comemorou as primeiras operações. “Após anos de tentativas e com muito esforço, começaremos a ver os frutos do Fust nascendo. Esta é mais uma mensagem de união e reconstrução que o povo brasileiro precisa para sonhar e crescer. É um momento de celebração, e contamos com o BNDES para continuar apoiando as políticas públicas relacionadas ao Fust, principalmente as relacionadas à conectividade de escolas públicas”, destacou Maximiliano Martinhão.

Sobre o Fust

O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações foi criado pela Lei 9.998/00, após a privatização do Sistema Telebrás. Tem como objetivos estimular a expansão, melhorar a qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, reduzir as desigualdades regionais e estimular o uso e o desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade para promoção do desenvolvimento econômico e social. (Secom MCom)