Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Representando Gurupi, a professora de educação física Mônia Praxedes embarcou para Brasília/DF, onde vai atuar como árbitra nos Jogos Escolares Brasileiros, a maior competição escolar do país.

A professora faz parte da rede municipal de ensino, e atualmente ocupa o cargo de supervisora de educação física na secretaria municipal da educação. Essa é a segunda vez que ela é convocada para atuar como árbitra na competição. Ela já faz parte do quadro estadual desde 2003 da Federação Tocantinenses de Futsal (FTFS) e entrou no quadro nacional de arbitragem de Futsal em 2008 como anotadora, depois subiu para árbitra em 2009.

Mônia é a única árbitra do Tocantins a participar do evento. “Fui convocada pela primeira vez em 2021 e agora fui chamada novamente para atuar nessa competição. Eu fico muito feliz por representar Gurupi e o Tocantins em uma competição nacional, é fruto da minha dedicação. Espero poder fazer bem o meu trabalho”, disse.

A árbitra em 2021 também marcou a história da arbitragem feminina, quando pela primeira vez foi a única representante do estado, e a compor a primeira dupla feminina de árbitras, a apitar uma final da categoria ouro no futsal feminino no JEBS.

JEBS

Os JEBs 2023 são a principal competição escolar do país e reunirá atletas com idades entre 12 e 14 anos, matriculados em instituições de ensino públicas e privadas de todos os estados brasileiros. Esse ano, os jogos acontecem em Brasília, entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro.