Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec

Foto: Keven Lopes/Adapec

Com a participação de mais 250 produtores rurais e empresários, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com a MSD Saúde Animal, Sebrae, Faet/Senar, Prefeitura, Câmara Municipal e o Sindicato Rural de Cristalândia, realizaram um Dia de Campo com a temática voltada à preservação da sanidade animal, os desafios e boas práticas para aumentar a produtividade. O evento ocorreu neste sábado, na Fazenda Bonita, localizada no município de Cristalândia.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, avaliou que graças a dedicação dos produtores rurais a pecuária tem evoluído com excelência. “Estamos levando conhecimento e incentivando a preservação da saúde animal e saúde pública com grandes parceiros, essa oportunidade é primordial para melhorar a produtividade do rebanho e a abertura de novos mercados”, avaliou.

O prefeito de Cristalândia, Big Jow, enfatizou sobre a descentralização de informações ao produtor rural de cidades do interior. “É importante debatermos temas relevantes para o aprimoramento de uma das nossas principais atividades, que é a pecuária”, disse. O município conta com mais de 70 mil bovinos, distribuídos em 439 propriedades rurais.  

A Fazenda Bonita, de propriedade de Kita Guimarães e Edimar Guimarães, é referência na criação de nelore pintado utilizando o melhoramento genético e ferramentas de tecnologia para elevar o nível da espécie. “A evolução do plantel vem da sanidade, da qualidade de vida para o animal, que não é só deixá-lo na sombra, é ter saúde, é vacinar, é cuidar. Foi no Tocantins que encontramos acolhimento, estou feliz com o resultado da produção e de estar nesse Estado”, pontuou.

Na oportunidade, a Agência enfatizou a importância do produtor rural realizar a declaração de informações pecuárias que ocorre entre os dias 1 e 30 de novembro. Basta procurar a Adapec e atualizar o rebanho de bovinos, búfalos, asininos, equídeos, ovinos e caprinos, aves, suínos, abelhas e animais aquáticos.

Palestras

O encontro contou com duas palestras, sendo uma com o tema, “Retirou a vacinação contra a febre aftosa, qual o papel do produtor agora?” que foi proferida pelo Responsável Técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires e outra com o médico veterinário da MSD, Josely Sobreira, que abordou sobre “O que fazer pra proteger a sanidade e aumentar a produtividade do rebanho".

Os temas foram discutidos com os participantes com ênfase nas estratégias para manter um rebanho livre de doenças, além da atenção na vigilância reforçando a importância de notificar a Adapec suspeitas de doenças em animais de produção.