Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: PM/TO

Foto: PM/TO

Uma bebê de apenas 26 dias de vida foi salva por policiais militares após se engasgar com o leite materno na noite da quinta-feira, 26, no setor Aeroporto II, em Pedro Afonso. 

Ao ser acionada pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) do 3º Batalhão de Polícia, a guarnição deslocou imediatamente para a residência da família e encontrou, na porta de casa, a mãe, Vitória Oliveira, de 33 anos, desesperada com a filha no colo sem nenhum tipo de reação. O rosto da pequena Pérola Oliveira Alves também estava avermelhado. 

De imediato foi realizada a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada para desengasgo e, na segunda vez, ocorreu a total desobstrução das vias aéreas e a recém-nascida tossiu e chorou. Então, os militares verificaram que a respiração estava normalizada.

Em seguida, a equipe policial levou mãe e a filha ao Hospital Regional de Pedro Afonso, onde a criança foi examinada por um médico e liberada pouco tempo depois.  

Gratidão

Ao lado da filha, Pérola Oliveira Alves, Vitória Oliveira está aliviada depois do momento angustiante que passou. A mãe revelou que a rapidez da Polícia Militar para atender o pedido de ajuda foi fundamental para salvar a caçula da família. 

“Que Deus abençoe sempre vocês durante o trabalho e coloque um anjo da guarda para protegê-los de todo mal”, disse a mãe em agradecimento. 

A ação, que impediu algo mais grave, foi realizada pelos soldados Henrique Avelino Duarte e Pablo Douglas Lopes Fernandes. Foi a primeira vez que os militares antederam uma ocorrência complexa como essa e, para eles, o sentimento foi de dever cumprido por tudo ter corrido bem. 

“Minha sensação é de alívio. Não tem sentimento melhor do que ver a mãe aliviada com a filha nos braços. Nunca tinha tido essa experiência, o coração fica apertado, mas o profissionalismo vem em primeiro lugar e só pensamos em salvar a criança”, contou o soldado Douglas.

O soldado Duarte também demonstrou gratidão, por terem chegado a tempo de salvar a vida da menina. “Não tinha vivenciado isso antes, foi a primeira vez que fui em uma ocorrência dessa complexidade. Fico feliz que tudo tenha dado certo!”, resumiu. (PM/TO)