Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Estão abertas as inscrições para as oficinas da VI Mostra Sesc de Cinema (MSDC), em Palmas/TO. Durante o mês de novembro, serão ofertadas 4 oficinas sobre direção de arte, produção de séries, direção de fotografia e montagem de produções, com especialistas e profissionais locais nas áreas de cinema e audiovisual.

Todas as oficinas são gratuitas e os interessados em participar devem realizar as inscrições no link de cada oficina.

Confira a programação abaixo:

Dia 7/11

Oficina: Direção de Arte – Construção da Imagem Cinematográfica

Instrutora: Érika Mariano

Horário: 18h30 às 22h30

Local: CineSesc do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Inscrições: até dia 6/11, no link http://bit.ly/478Qlxe

A oficina oferecerá uma visão teórica sobre a direção de arte no audiovisual, demonstrando o pensamento semiótico e estético na linguagem do cinema e da imagem. A proposta é entender algumas possibilidades de mesclagem de diversas linguagens no audiovisual, usando como parâmetro a analogia das artes para alcançar o atual cenário cinematográfico.

Érika Mariano é graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás e com especialização em Direção de Arte pela Academia Internacional de Cinema de SP. Assina a direção de arte de longas, séries, filmes de curta metragem e clipes musicais, além de inúmeras peças publicitárias produzidas em Goiás e no Tocantins.

Dia 14/11

Oficina: Produção de Séries – Da concepção à distribuição e promoção

Instrutora: Kécia Ferreira

Horário: 18h30 às 22h30

Local: CineSesc do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Inscrições: até dia 13/11, no link https://bit.ly/46NlPJc

A oficina oferecerá uma visão abrangente do processo de produção de séries, seja para TV aberta, TV fechada, VOD ou SVOD, desde a concepção da ideia até a sua distribuição e promoção. Os participantes irão ter acesso aos documentos essenciais necessários para levar o projeto para o mercado e aprenderão a preenchê-los desenvolvendo assim suas habilidades na indústria de produção de séries.

Kécia Ferreira é produtora, roteirista e diretora audiovisual, atua como sócia da Tocantins Filmes e como Diretora Tesoureira na ATCV - Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo e como Conselheira na Diretoria Regional da BRAVI - Brasil Audiovisual Independente. Atualmente ela dirige e produz a série documental Visto Para Amar e a série de animação Massinhas, ambas para a TV Brasil/EBC.

Dia 21/11

Oficina: Direção de Fotografia – Edição e Color Grading

Instrutor: Roberto Giovannetti

Horário: 18h30 às 22h30

Local: CineSesc do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Inscrições: até o dia 20/11, no link https://bit.ly/472oaQc

Nesta oficina, serão apresentados ideais criativos, fatores de decisão essenciais e conceitos básicos da cinematografia, como características da luz, qualidade, temperatura, cor, direção de ângulo, esquemas de iluminação, dentre outras técnicas.

Roberto Giovannetti é diretor de fotografia, produtor audiovisual e editor com mais de 15 anos de experiência. Para o cinema, já produziu 2 longa-metragens, empregando diretamente mais de 400 pessoas, 10 média-metragens, dezenas de curtas e 2 séries. Para setores da música, dirigiu a fotografia e editou 37 clipes musicais.

Dia 28/11

Oficina: Montagem – Técnicas e Conceitos

Instrutor: Ernesto Duarte

Horário: 18h30 às 22h30

Local: CineSesc do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Inscrições: até p dia 27/11, no link https://bit.ly/3QyyHgD

O objetivo desta oficina é mostrar aos participantes que o “fazer cinema” é repleto de escolhas e decisões, que influenciam na obra como um todo, apresentando as técnicas e conceitos que podem ser explorados durante a montagem de uma produção audiovisual.

Ernesto Duarte é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás e especialista em Direção de Fotografia pela AICTV de São Paulo. É montador desde o início de sua carreira e sócio fundador da Círculo Filmes. Montou a série O Silêncio Que Canta Por Liberdade e está montando atualmente a série Criança de Raiz, além de curtas e documentários de criação própria ou conjunta.

VI Mostra Sesc de Cinema (MSDC)

A Mostra Sesc de Cinema é uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil, promovendo a circulação de filmes selecionados. O circuito conta com ações formativas como cursos, oficinas e workshops sobre os diversos assuntos ligados ao audiovisual.

Por meio de ações de fomento, difusão e formação em audiovisual, artes cênicas, artes visuais, literatura, música, patrimônio cultural e memória social, o Sesc integra públicos e realizadores, integrando também os diferentes territórios e culturas que compõem o nosso imenso país, permitindo aos cidadãos e cidadãs reconhecerem e refletirem o seu estar no mundo, fortalecerem a sua relação com o sensível, com o simbólico, qualificando a sua relação com os seus pares, com o seu ambiente e com o tempo histórico que habitam.