Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Francisco Barros/Secom Palmas

Foto: Francisco Barros/Secom Palmas

Assistência técnica e de maquinário ainda é um desafio para o pequeno produtor, que frequentemente não dispõem dos recursos necessários para investir nesses aspectos essenciais. É nesse contexto que a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) tem desenvolvido projetos de assistência rural, disponibilizando a expertise de profissionais da área e o uso de máquinas para o preparo da terra, gratuitamente.

Edilson Souza, um desses produtores, procurou a Seder com a intenção de transformar sua pequena chácara de 5 mil m² em um empreendimento lucrativo. Ele adquiriu a terra há um ano e, até então, a utilizava apenas para atender às necessidades de sua família. Edilson tem planos de cultivar abobrinha e implementar tanques elevados para a criação de peixes.

A engenheira de aquicultura, Maíra Zambonato Dorneles, juntamente com o agrônomo Luiz Antônio Santana Neto, ambos da equipe da Seder, visitaram a propriedade para prestar assistência ao produtor. Zambonato destacou a vantagem de combinar a criação de peixes com a agricultura, pois a água dos tanques pode ser utilizada para a irrigação das culturas de leguminosas, fornecendo nutrientes ricos ao solo.

O agrônomo aconselhou Edilson Souza sobre o local mais adequado para o cultivo de leguminosas, onde há maior incidência de sol e maior permeabilização de água, e recomendou uma análise do solo para determinar as correções necessárias. Ele também enfatizou que o cultivo de abobrinha é uma opção vantajosa, de baixo investimento e rápido retorno, com um período de aproximadamente 45 dias até a colheita, além de ser um produto com boa aceitação no mercado.

A assistência oferecida pela Seder visa atender especificamente os pequenos produtores rurais. Para aqueles interessados em usufruir desses benefícios, é necessário dirigir-se à sede da Secretaria para realizar o cadastro e solicitar a assistência técnica e o acesso aos maquinários necessários para impulsionar o desenvolvimento de suas propriedades. Esta iniciativa está direcionada aos produtores da agricultura familiar que desejam maximizar o potencial de suas terras. (Secom Palmas)