Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Vinícius Santa Rosa Diretor da Unitins, Vieira de Melo debateu com o ministro sobre a ampliação do alcance da Unitins FM Diretor da Unitins, Vieira de Melo debateu com o ministro sobre a ampliação do alcance da Unitins FM
  • Encontro contou com a presença do secretário Carlos Manzini e do diretor de Rádio e TV da Unitins, Vieira de Melo

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, recebeu nessa terça-feira, 31, uma solicitação do Governo do Tocantins para agilizar o processo de expansão do alcance da Unitins FM- 96,1, o canal de rádio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O sinal abrange, atualmente, 40 municípios do Estado, e a Unitins já possui um projeto em andamento na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que outros 38 municípios sejam contemplados com a programação. 

O projeto foi apresentado ao ministro Juscelino Filho pelo diretor de TV e Rádio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins, Sebastião Vieira de Melo, representando o reitor da Unitins, Augusto Rezende, e pelo diretor de Articulação Institucional da Universidade, Paulo Borges. A audiência foi solicitada pelo deputado federal Lázaro Botelho e contou com a participação do secretário extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior.

O processo em tramitação na Anatel solicita o uso do Serviço de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal (RTR), uma regulamentação do Governo Federal que permite a retransmissão de forma simultânea dos sinais de emissora de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM) para a recepção livre e gratuita pelo público em geral na Amazônia Legal. O RTR possibilita que os sinais da estação geradora sejam recebidos em locais não alcançados diretamente ou alcançados em condições técnicas inadequadas.

Segundo o diretor de Rádio e TV da Unitins, Sebastião Vieira de Melo, com o apoio do Ministério na agilização do processo, a Unitins poderá, em breve, levar conteúdo educativo a todas as regiões do Estado. "Estamos procurando aumentar a abrangência da Unitins FM com base em uma política de valorização da nossa cultura, difusão de informações de qualidade e promoção de conteúdo educativo, que é a nossa missão. Estamos fazendo esse trabalho, pensando nos municípios que já atendemos, mas principalmente, na possibilidade de democratização de acesso à informação", destacou. 

Pública e Educativa

A Unitins FM - 96,1 é uma emissora de rádio pública e educativa com mais de 20 anos, que oferece uma programação de conteúdo eclético, reunindo produções nacionais e regionais. É uma emissora de grande abrangência territorial, sendo uma das mais ouvidas no Tocantins. Em algumas comunidades, localizadas em áreas mais isoladas dos centros urbanos, a Unitins FM é a única emissora de rádio e fonte de informação.

A Unitins FM - 96,1 é líder de audiência na capital Palmas e conta com milhares de ouvintes por meio do site e aplicativo, em diversos estados brasileiros e países como Portugal, Espanha, Estados Unidos e Bélgica. Sua programação, de caráter educativo, aborda temas informativos, esportivos, culturais e de entretenimento, com o objetivo de fomentar a consciência crítica dos cidadãos.