Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Unitins

Foto: Divulgação Unitins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) comemora, mais uma vez, o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Dessa vez, as notas do exame, aplicado em 2022, consagram a Unitins como a detentora do melhor curso de Direito do Estado, permanecendo com conceito 4 no curso ofertado no Câmpus Palmas, porém, com um aumento de 19% em relação à nota de 2018: passando de 3,18 para 3,79, colocando-o em primeiro no ranking das instituições de ensino superior do Tocantins. Outra boa notícia é a evolução do conceito do curso de Direito do Câmpus Dianópolis, que saltou de 1 para 4.

Com tanta evolução, a Unitins se consolida como a melhor universidade estadual da região Norte do País, de acordo com o ranking do Enade, em relação à qualidade do curso de Direito. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, 31, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os conceitos no Enade vão de 1 a 5.  

Dos cinco melhores cursos de Direito do Estado, a Unitins oferta três deles: nos câmpus Palmas, Dianópolis e Augustinópolis.

Em relação aos demais cursos da Unitins avaliados em 2022, Serviço Social/Câmpus Palmas e Administração/Câmpus Dianópolis permaneceram com o conceito 3; Direito/Câmpus Augustinópolis avançou do Conceito 2 para o 3, assim como o curso de Ciências Contábeis/Câmpus Dianópolis; enquanto o curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis permaneceu com o conceito 2.

Plano

O bom resultado que vem sendo alcançado a cada ano não é por acaso, sendo fruto de um trabalho conjunto.

A diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI), professora doutora Arlenes Buzatto Delabary Spada, explicou que a Diretoria, juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), desde 2021, vem aprimorando e executando o Plano de Ações para o Enade. O plano permite mapear as fragilidades dos estudantes apontadas nos Relatórios do Enade, divulgados pelo Inep. Desta forma, sempre que uma fragilidade é observada, seja na Formação Geral, sejam nos Conhecimentos Específicos, uma ação mitigadora é executada.

“Isso tem-nos feito avançar nestes indicadores de forma constante. Tivemos grandes avanços do Enade 2018 para o Enade 2022. Esses resultados tornam-se mais expressivos ainda se considerarmos as dificuldades do período pandêmico. Estamos muito felizes com os resultados alcançados. Todos estamos de parabéns. Em especial, os alunos (hoje egressos) que realizaram o exame no ano passado. Temos agora o compromisso e a responsabilidade de manter e melhorar o que eles nos deixaram”, completou a diretora.

Conquista

O coordenador do curso de Direito do Câmpus Palmas, Paulo Beli, comemorou a conquista e atribuiu o feito ao corpo docente e acadêmicos. “Uma gratidão muito grande aos nossos alunos e professores. Pelo esforço, pela dedicação, pelo compromisso, pois a gente sabe que a Universidade Pública não exige uma contrapartida financeira por parte do aluno. E quando o aluno pode dar uma contrapartida em termos de resultado, isso é muito engrandecedor para a Universidade. E foi isso que nós tivemos e que consolidou o curso de Direito da Unitins, do Câmpus de Palmas, como o melhor curso do Estado e sexto melhor da Região Norte. O resultado mostra esse compromisso que os nossos alunos e os nossos professores têm com os nossos resultados”, destacou.

Resultado celebrado, também, pela coordenadora do curso de Direito do Câmpus Dianópolis, Beatriz Mafra. A docente revela que o conceito 1 trazia apreensão entre o colegiado do curso e acadêmicos, pois não refletia a realidade da graduação, e que, agora, o conceito 4 valida a qualidade do ensino ofertado.

“Era uma nota que, muitas vezes, trouxe angústia para toda a comunidade acadêmica do curso de Direito, porque a gente sabia que não nos representava. É um curso que está sempre em expansão, e que, em 2022, ficou em primeiro lugar na aprovação da OAB, no Estado do Tocantins, com a margem de porcentagem de aproveitamento de mais de 21% na frente dos outros câmpus e das outras instituições de ensino. O conceito 4 valida essa qualidade”, declarou Beatriz.

Para a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, o resultado do Enade 2022 “espelha um trabalho intenso, compromissado e coletivo de toda a equipe da Prograd, junto com os coordenadores e o trabalho delineado e planejado pela gestão do reitor Augusto Rezende e da vice-reitora Darlene Teixeira Castro. Então, nós estamos muito felizes por espelhar para o Tocantins, para a sociedade tocantinense, a qualidade, o compromisso desse ensino público gratuito de nível superior ofertado pela Unitins”, falou, agradecendo e parabenizando acadêmicos, docentes e coordenadores de cursos pelo empenho e resultado.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, disse acreditar que “o cuidado qualitativo que a Universidade tem reflete nesses números do Enade, tendo a Universidade um crescimento na grande maioria dos cursos, não só na pontuação final, como também nos indicadores internos. Então, são dados importantes que a Unitins comemora”, arrematou.