Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Com objetivo de apoiar tecnicamente os gestores municipais de Assistência Social dos 139 municípios, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza nos dias 06 e 07, reuniões para orientações técnicas sobre o preenchimento do Censo SUAS 2023. Os encontros acontecerão no prédio da Faculdade Unopar, em Palmas. 

As reuniões são voltadas para gestores, técnicos, coordenadores e conselheiros da Assistência Social dos 139 municípios e ocorrem nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

As orientações acontecem, por regionais, nas seguintes datas: Dia 6/11 Regionais: Sudoeste, Sudeste, Centro-Oeste e Centro-Leste e dia 07/11 Regionais: Norte I, Norte II e Norte III.

A diretora do SUAS, Luzia América Gama de Lima destaca a importância da ferramenta. “Os dados e informações coletados pelo Censo SUAS contribuem significativamente para a efetividade e transparência da Política de Assistência Social (PNAS), bem como para a melhoria da estrutura da rede socioassistencial e funcionamento do SUAS”. 

A diretora orienta sobre as implicações do não preenchimento dos formulários pelo município, dentro do prazo, “Pode ocorrer sanções administrativas que podem levar até ao bloqueio de recursos”, alerta.

Censo SUAS

O Censo SUAS é um processo de monitoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É a coleta de informações sobre os padrões de serviços, programas e projetos realizados na esfera da ação do Suas.

Objetivo

A finalidade do Censo Suas é coletar informações sobre os padrões dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social realizados no âmbito das unidades públicas de assistência social e das entidades e organizações constantes do cadastro da assistência social, bem como sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social.

A Vigilância Socioassistencial, por exemplo, como um dos principais instrumentos do SUAS, recebe os dados coletados do Censo Suas. Com base neles, promove as articulações necessárias com outras políticas setoriais para atender as demandas que lhe são apresentadas.

Com os dados do Censo Suas pode-se, ainda, promover um aumento da capacidade de ofertas de programas, projetos e serviços da rede socioassistencial em âmbito nacional. Bem como utilizar os dados para a elaboração de diagnósticos socioterritoriais, visando, dessa forma, a construção de indicadores a serem utilizados para o monitoramento das ações do SUAS.