Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Está agendada para o dia 13 de novembro, às 14 horas, no auditório do Instituto Vinte de Maio, uma audiência pública para apresentar a versão preliminar da revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Palmas para contribuição da comunidade. 

Nessa etapa decisiva, os cidadãos desempenham papel fundamental, podendo contribuir com sugestões para aprimorar áreas como a coleta convencional, coleta seletiva, limpeza pública e gestão de resíduos sólidos da construção civil, entre outros.

A revisão é encabeçada por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA), Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), e consultores da empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades.

De acordo com o superintendente de Serviços Públicos, Adão Maia, o Plano terá vigência de dez anos e introduz inovações significativas, incluindo a promoção de novas abordagens para a redução de resíduos sólidos. 

Ainda segundo o superintendente, o Plano estabelece como uma de suas principais metas, a criação de uma equipe de monitoramento ativa, encarregada de supervisionar a execução e validade do plano, desempenhando um papel crucial na adaptação de estratégias caso as propostas em andamento se mostrem ineficazes.

Referência

Palmas se destaca como um modelo na gestão do Aterro Sanitário, um empreendimento que opera 24 horas por dia, recebendo resíduos de todas as áreas urbanas e de pontos estratégicos da zona rural. 

Todo o material recebido no aterro é devidamente compactado em células impermeabilizadas, assegurando um tratamento seguro e eficiente de todo o chorume gerado. (Secom Palmas)