Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Ruraltins

Foto: Divulgação Ruraltins

A comunidade Alta de Ponte Alta do Bom Jesus foi palco do Dia de Campo de Fruticultura - Banana Irrigada, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em parceria com a Prefeitura e instituições privadas. O evento realizado na quarta-feira, 1⁰ de novembro, reuniu agricultores e técnicos para palestras, visitas técnica e um delicioso almoço oferecido pelos proprietários, além de um café da manhã com frutas do projeto.

A ação faz parte de uma das metas do Convênio Oportunidade (nº 839847/2016), firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e teve como foco divulgar tecnologias para o cultivo da banana irrigada.

O consultor técnico em fruticultura irrigada, Valdinei Silva Souza, ministrou uma palestra sobre o cultivo da banana, abordando desde o plantio até a supervisão e manejo, fornecendo aos participantes conhecimentos valiosos para aplicar em suas produções.

Com a participação de produtores rurais das Comunidades Veredas, Mimosa dos Marinhos, Boa vista de Belém, e Fartura, técnico do Ruraltins, Geraldo Caetano Filho, explicou que o Dia de Campo em Ponte Alta do Bom Jesus foi uma grande oportunidade aos agricultores locais de conhecer as tecnologias aplicadas na propriedade. "Esse evento é muito importante para os produtores porque é uma atividade nova no nosso município; e essa é uma região com bastante água e terra fértil, e conta com assistência técnica do Ruraltins, e com isso podemos assistir o agricultor para que consiga produzir com qualidade e qualidade. Trouxemos aqui produtores de outras comunidades para conhecer e vivenciar a plantação desse produtor, levando as tecnologias para serem aplicadas na sua propriedade".

Os proprietários Valtermarcio Dias dos Santos e Osenir Rodrigues da Silva abriram as porteiras para mostrar o trabalho no cultivo de frutas, tendo como carro chefe a banana. O produtor Valtermárcio frisou a importância de disseminar as tecnologias e o interesse no cultivo de banana para fortalecer a cultura da banana no município.

Os participantes compartilharam grande satisfação em poder aprender essas tecnologias, evidenciando a importância do evento para o desenvolvimento agrícola da região. "Estou muito satisfeito em ver aqui na propriedade do amigo Valdemar as cultura da banana, do maracujá, do mamão, da mandioca, e estou aqui para buscar mais experiência, eu  trabalho com outra culturas e é sempre importante aprender outras mais", relatou o produtor João Alves Ramos, da comunidade Vereda.

Presença de autoridade

A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, José Luciano; do vice-presidente do Ruraltins, Dione Mendes; além de representantes e autoridades locais, dentre eles o presidente da câmara de vereadores de Ponte Alta do Bom Jesus, Sebastião Pereira Lima; o delegado regional da Adapec de Taguatinga, Gilson Pedreira; o supervisor regional do Ruraltins de Taguatinga, Bruno Ursino; o chefe da unidade local do Ruraltins de Ponte Alta do Bom Jesus, Geraldo Caetano; o presidente da Agrosudeste, João Albuquerque Filho; e o gerente de assistência técnica extensão rural Romildo Carneiro.

Para o prefeito José Luciano, esse primeiro evento em fruticultura no município em que 48% da sua população reside na zona Rural é fundamental para o desenvolvimento local. "Agradeço ao Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, por trazer esse evento para o nosso município. Atender o pequeno produtor em um plantio importante como é o plantio da banana, é melhorar a qualidade de vida, é aumentar a renda das famílias rurais", destacou.

Na ocasião, o vice-presidente do Ruraltins, Dione Mendes, ressaltou o empenho do Governo do Tocantins em levar conhecimento e tecnologia ao agricultor familiar para fortalecer a cadeia produtiva da fruticultura no município.

(Foto: Divulgação Ruraltins)