Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

Na manhã desta segunda-feira, 6, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, foi realizada a aula inaugural do I Curso de Operações de Divisas da PMTO. A expectativa é que 43 policiais militares concluam o curso e se tornem os novos “caçadores” aptos para assumirem as funções de patrulhamento tático especial de operações de divisas no Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) e na 4º Companhia de Operações de Divisas (COD). 

Atualmente a Companhia de Operações de Divisas da PMTO é composta por 16 “caçadores” formados em diversas Polícias Militares Coirmãs. A 1º turma do COD/2023 será realizada em duas fases, sendo a primeira composta pela parte teórica e a segunda pela parte prática com o estágio supervisionado. Dos 43 alunos, 41 são policiais militares do Tocantins e 2 do estado de Goiás.

O comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, esteve presente na cerimônia de abertura do curso, acompanhado do chefe do Estado Maior da PMTO, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Sousa. Diversas outras autoridades civis e militares estiveram presentes, dentre elas os deputados estaduais Junior Geo e Janad Valcari que foram homenageados.

A Companhia de Operações de Divisas

A Companhia de Operações de Divisas do Tocantins foi criada em 31 de outubro de 2019 com caçadores formados em diversos Estados da federação e policiais militares do Tocantins possuidores de cursos operacionais especializados após nivelamento e hoje, após 4 anos, inicia o I curso de Operações de Divisas da PMTO.

A Companhia de Operações de Divisas, é a 4ª companhia do BPMRED, composta por policiais altamente preparados e especializados para atuar em operações nas áreas de divisas entre o Estado do Tocantins e os estados do Mato Grosso, Pará, Maranhão, Bahia, Piauí e Goiás. É uma tropa com treinamento especializado e direcionado, com foco nas ações efetivas de policiamento preventivo e repressivo, combatendo ações criminosas de maior potencial ofensivo, tais como tráficos de armas e de drogas, roubo de cargas, roubo às instituições bancárias, contrabando, descaminho, entre outras. 

Segundo o comandante-Geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, “o Segmento de Operações de Divisas é estratégico como primeira malha de proteção do Estado, agindo, dentre outros,  no combate direto ao tráfico de drogas interestadual e internacional. Esse trabalho é reconhecido inclusive entre outros países, como no caso da Itália, que em uma viagem recente de estudos àquele país, citaram nossa polícia como de suma importância ao combate ao tráfico internacional através das operações nas divisas do Estado.” 

Para o major Luiz Carlos Marques de Queiroz que está respondendo pelo comando do BPMRED, “este será um curso divisor de águas no Batalhão, pois após esse curso, haverá um incremento no policiamento especializado nas operações de divisas que deixará nosso Estado ainda mais seguro”. Disse.

Na primeira aula do curso, os alunos puderam acompanhar uma palestra do 1° tenente Filipe Alves Sonegheti, caçador da PMGO com ensinamentos importantes sobre “As Operações de Divisas no combate aos crimes transfronteiriços” e a importância da especialização de efetivo com treinamento específico e direcionado em operações de divisas para atuar na área. 

Para a aluna 01 da turma, a tenente Coronel Sueli Ferreira dos Santos, “a expectativa para o curso é a melhor possível, eu confio na coordenação e nos instrutores e caso consiga a formatura, irei usar todo o conhecimento adquirido no curso em prol da sociedade tocantinense". (PM/TO)