Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Bruno Maia/Secom-TO

Foto: Bruno Maia/Secom-TO

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, e os secretários de Estado, da Indústria, Comércio e Serviços, Humberto Lima; e da Agricultura, Jaime Café; cumpriram agenda institucional nessa quarta-feira, 8, no estado do Paraná, com o objetivo de buscar um modelo de referência de desenvolvimento agroindustrial para o Tocantins.

Dentre as empresas de sucesso no estado paranaense, a equipe do Governo visitou a sede da Frísia Cooperativa Agroindustrial, situada na cidade de Carambeí/PR. A cooperativa é a mais antiga do Estado, com atuação atrelada à agricultura, pecuária de leite e de corte, suinocultura, silvicultura, além de prestar serviços de armazenagem, venda de produtos agropecuários e industrialização de leite e carne.

O vice-governador Laurez Moreira ressaltou que o intuito é o desenvolvimento agroindustrial do Tocantins e para isso é preciso buscar referências do segmento, experientes e de sucesso. “O Paraná, a Região Sul do Brasil, foi um dos principais agentes de transformação do estado do Tocantins, que era um Estado de produção agrícola de subsistência, em um grande produtor de grãos e o que nós estamos buscando, seguindo as determinações do nosso governador Wanderlei Barbosa, são parceiros para que possamos continuar essa transformação; tornar o Tocantins um estado que realmente tenha a agroindústria nos seus diversos municípios, agregando valores e dando emprego para a nossa gente. E, para isso, precisamos buscar quem tem experiência na produção”, afirmou.

O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, assegurou o interesse de ser parceiro do Tocantins. “Para nós é uma alegria receber gestores do estado do Tocantins; a Frísia é uma cooperativa que quer levar o desenvolvimento para o Tocantins, principalmente investindo em pessoas, oportunizando para que produtores possam continuar crescendo, com produtos viáveis, e também para que o cooperativismo cada vez faça mais diferença neste Estado, onde possamos ser cada vez mais inclusivos em produção e como produtores”.

O secretário Jaime Café destacou a importância da integração e crescimento sustentável, que são características da cooperativa paranaense. “É uma satisfação muito grande estar aqui no berço do cooperativismo brasileiro, onde a Frísia tem um protagonismo muito importante, levando a integração que é o modelo adequado, correto de crescimento e de sustentabilidade”.

O secretário Humberto Lima ressaltou a relevância de discutir oportunidades para o crescimento do Tocantins. “Estamos percorrendo o País e o mundo, discutindo todas as oportunidades para que possamos sempre estar oportunizando novos investimentos, principalmente em agroindústrias, porque trarão muitas possibilidades de emprego e renda para os tocantinenses”.

Na ocasião, os dirigentes da Frísia entregaram um ofício ao vice-governador solicitando auxílio no projeto de expansão de suas atividades com foco no Tocantins, principalmente no que diz respeito às demandas operacionais que impactam sua rotina fiscal e contábil.

A agenda institucional foi marcada ainda com visitas à unidades de produção da cooperativa. (Secom/TO)