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Cotidiano

Luiz Carlos Bergamaschi junto a outros produtores de algodão e organizadores do evento

Luiz Carlos Bergamaschi junto a outros produtores de algodão e organizadores do evento Foto: Divulgação/Abapa

Foto: Divulgação/Abapa Luiz Carlos Bergamaschi junto a outros produtores de algodão e organizadores do evento Luiz Carlos Bergamaschi junto a outros produtores de algodão e organizadores do evento

Quem se dedica a garantir a melhor qualidade da fibra de algodão, cuidando desde o plantio da semente até a entrega do fardo para as indústrias têxteis, teve a oportunidade de ver a matéria-prima sendo transformada em arte. Do dia a dia no campo para as passarelas, os produtores de algodão da Bahia, Luiz Carlos Bergamaschi e Alessandra Zanotto, acompanharam nesta quinta-feira (9) o desfile da campanha Sou de Algodão na 56ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW). Sob a voz da cantora Ava Rocha e com o cenário marcado pelo branco do capulho do algodão, eles assistiram um tributo ao jeans, que completa 150 anos, e cuja versatilidade foi apresentada nas mais diferentes modelagens, cores e estampas.

“O Sou de Algodão fez uma justa homenagem a uma peça que é democrática na sua essência e está no guarda-roupa de todos os brasileiros. O jeans tem como matéria prima principal o algodão, e por isso proporciona resistência e conforto, se adaptando muito bem ao mercado nacional. Esperamos que com toda a criatividade no uso do jeans mostrado no desfile possa inspirar a moda das ruas levando o algodão para todos os espaços”, afirma o produtor Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). A campanha “Sou de Algodão” envolveu um time com 28 marcas parceiras que contribuíram diretamente na apresentação dos 40 visuais exclusivos apresentados no desfile.

A criação ficou por conta dos renomados estilistas: Amapô Jeans, David Lee, Dendezeiro, Heloísa Faria, Korshi 01, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear e Weider Silveiro. A execução das peças contou com o apoio de 19 empresas, entre tecelagens, fiações, malharias e confecções, e oito artesãos. O desfile contou com a produção e direção criativa a cargo do Paulo Borges, criador e diretor da SPFW. O styling ficou sob a responsabilidade de Paulo Martinez e a beauty, de Ricardo dos Anjos, ambos profissionais considerados ícones do mundo da moda. Esta é a segunda vez da Campanha Sou de Algodão no maior evento de moda da América Latina, e que vem contribuindo para que mais marcas possam aderir ao programa “SouABR”, permitindo a rastreabilidade da fibra, desde a origem, diante da certificação Algodão Brasileiro Responsável (ABR).

“O desfile  mostrou as inúmeras possibilidades de roupas com jeans, tanto masculinas, quanto femininas, fora da calça básica de sempre. Então o desfile foi grandioso, trouxe uma percepção e confirmou a expectativa que as pessoas estavam de ver esta moda tão versátil com um tecido que é 100% de algodão e que muitas vezes não imaginamos o que podemos criar e usar com ele”, destaca a produtora Alessandra Zanotto, vice-presidente da Abapa. Além dos profissionais da marca Dendezeiros, editoras, consultoras de estilo e influenciadoras de moda, Denise Pitta, Carol Souza e Fernanda Wustro, também representaram a Bahia no desfile.

Sou de Algodão

O desfile comemorou o 7º ano da campanha Sou de Algodão, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), e que conta com a parceria de 1400 marcas, e que foi responsável pela descoberta de talentos brasileiros na moda por meio do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. A campanha também se destaca nos investimentos que posicionam a fibra brasileira como uma das mais sustentáveis do mundo, ao ter 82% da sua produção licenciada pela entidade internacional, Better Cottton Initiative (BCI), que comprova que a fibra produzida no país cumpre rígidos critérios ambientais, sociais e econômicos. 

Foto:  Divulgação/Abapa 

 Foto:  Divulgação/Abapa