Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

A orquestra de Cordas Monsenhor se apresentará na abertura do evento.

A orquestra de Cordas Monsenhor se apresentará na abertura do evento. Foto: Lia Mara/Secom Palmas

Foto: Lia Mara/Secom Palmas A orquestra de Cordas Monsenhor se apresentará na abertura do evento. A orquestra de Cordas Monsenhor se apresentará na abertura do evento.

A comunidade escolar de Palmas prepara-se para mais uma edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit) 2023, cuja programação tem início na segunda-feira, 13, às 19 horas, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. Foram selecionados 149 projetos científicos de diversas instituições de ensino, que serão expostos na Mostra Científica, até quinta-feira, 16, dentro da programação da feira. O evento, que já está em sua oitava edição, aborda a temática ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’.

A abertura da Fecit 2023 contará com a participação da Orquestra de Cordas Monsenhor, que, além do Hino Nacional, apresentará clássicos da Música Popular Brasileira (MPB). Estão previstos também pronunciamentos da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, do secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, e de representantes de instituições parceiras. Em seguida, haverá a palestra ‘Cultura de inovação: novo mundo, novas vivências, novos aprendizados’, proferida pelo professor da Afya/ITPAC, André Pugliese.

O segundo dia do evento, terça, 14, traz ao público uma programação diversificada com apresentações culturais, palestras, rodas de conversa e oficinas. As atividades da feira seguem até a quinta-feira, 16, com apresentações artísticas, cursos, debates e exposição de trabalhos científicos. A programação completa pode ser acessada por meio da Plataforma Palmas Home School, disponível aqui. 

Fecit

A Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit) compõe o Calendário Oficial do Município e é realizada anualmente pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio de parcerias com diversas instituições de ensino. O evento visa investir na formação científica de alunos da rede pública e privada, oferecendo diversas atividades, como oficinas, palestras, debates, apresentações artísticas e exposição de trabalhos científicos.

Participam estudantes das instituições de educação escolar pública ou privada, dos diversos níveis e modalidades de ensino do Estado, distribuídos nas seguintes categorias: Educação Infantil, Nível Fundamental I, Nível Fundamental II; Educação ao longo da Vida, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Universidade da Maturidade (UMA), Programas de Aprendizagem Profissional, Ensino Médio Regular, Técnico de Nível Médio, Graduação e Pós-Graduação. (Secom Palmas)