Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lia Mara/Secom Palmas

Foto: Lia Mara/Secom Palmas

Em dois dias de mobilizações da campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou 710 atendimentos, dentre eles consultas médicas, um dos serviços mais procurados, totalizando 205; e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que somou 141 atendimentos. 

Os números dizem respeito aos dias 1º e 8 de novembro nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arne 64 (508 Norte), Arno 41 (403 Norte), Arse 131 (1.304 Sul), Morada do Sol, José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul), Taquari e Walter Pereira Morato (Taquaruçu). A exceção é apenas no primeiro dia, pois apenas a USF da Arne 64 realizou a programação de abertura da campanha. 

Além dos serviços já descritos, o público masculino, alvo da campanha, teve acesso à assistência em enfermagem, exame de PSA (antígeno prostático específico) para diagnosticar doenças como hipertensão, diabetes, colesterol e principalmente o câncer de próstata; aferição de pressão e teste de glicemia; avaliação odontológica e vacinação para atualização do cartão de vacina.

Neste ano, a Semus concentrou a programação em unidades estratégicas de norte a sul da cidade. Com a estratégia da abertura das USFs no período noturno, das 19 às 21 horas, a secretaria espera mobilizar um grande quantitativo de homens, que normalmente não conseguem deixar suas atividades laborais durante o dia para buscar atendimento em saúde. 

A secretaria destaca que a oferta de serviços seguirá até o final do mês, sempre às quartas-feiras. A programação da próxima semana será divulgada em breve. (Secom Palmas)