Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) foi selecionada em edital do programa Olhos D’Água, do Ministério da Cultura. Por meio desta seleção, a Federação irá levar formação cênica com capacitação de teatro, circo e dança a mais 20 cidades do Tocantins, por meio do Circuito Estadual de Formações Cênicas da Fetac. A instituição tocantinense está dentre os sete selecionados, dentre centenas de coletivos culturais inscritos em todo País e o único do Tocantins.

O Circuito Estadual de Formações Cênicas da Fetac é um Programa de capacitações gratuitas da Federação com objetivo de levar formações artísticas em níveis básicos, intermediários e avançados, de forma descentralizada. Por meio deste projeto patrocinado pelo MinC, será formado o Núcleo de Formação Cênica da Fetac, que ofertará atividades de capacitação permanentes, ao longo de todo o ano de 2024, em Araguaína, Gurupi e Palmas.

As capacitações incluem as áreas de Teatro, Circo e Dança, do palco aos bastidores, como iluminação cênica, sonoplastia e muito mais. Os cursos de formação iniciais serão voltados a iniciantes, em nível intermediário será ofertado oficinas a artistas do interior do Estado ministradas pelos membros da Fetac e em nível avançado serão trazidos profissionais nacionais para formação dos artistas locais.

De acordo com o presidente da Fetac, Kaká Nogueira, a proposta é de dar continuidade aos resultados positivos que o Circuito obteve na primeira edição. “Quando iniciamos o Circuito de Formação da Fetac, ainda no período de pandemia, era nosso objetivo poder realizar continuamente. Então, esse patrocínio por meio do Governo Federal, dá-nos a certeza de que este programa de capacitação da Fetac, que acontece de forma bastante descentralizada, terá vida longa. Por enquanto, somos a única OSC contemplada nessa linha de fomento no Estado do Tocantins, mas o nosso desejo é de que a arte e a cultura ocupem todos os espaços da sociedade e seja, efetivamente, ferramenta de inclusão e transformação social”, afirma o presidente.

Resultados

Na primeira edição, realizada em 2021 e 2022, mais de mil pessoas foram beneficiadas, em todas as regiões do Tocantins, com capacitações em formatos virtuais e presenciais, sendo mais de 60 formações cênicas nas áreas do teatro, dança, circo, dramaturgia, fotografia, roteiros cinematográficos, cenografia, iluminação cênica, preparação de atores para cinema, sonoplastia, elaboração de projetos de captação de recursos, e muito mais.

O programa gerou, somente nos últimos dois anos, mais de 80 empregos diretos, distribuindo renda aos profissionais do setor, destes, cerca de 30 instrutores foram contratados. O Circuito Estadual de Formação Cênica da FETAC, no ano de 2021/2022, obteve patrocínio por meio do Edital de Prêmio Emergencial Aldir Blanc, do Tocantins, da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Estado do Tocantins (ADETUC), com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Fundo Nacional de Cultura.

Olhos D'água 

A premissa do Edital de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura é a interface entre arte, cultura e educação para formação profissional e o desenvolvimento de experiências estéticas, habilidades para a vida em sociedade, e a redução de desigualdades socioeconômicas e culturais em consonância com os princípios democráticos de direitos humanos. Fundamentando-se na determinação constitucional de garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, e de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais, bem como a "formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões".